O Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, registrou o surgimento de um caso de caxumba entre alunos, na última quarta-feira (22). Para evitar a propagação da doença, a Secretaria de Saúde do município realizará vacinação seletiva nos shoppings Boulevard e Praia da Costa, além do estabelecimento de ensino.
A direção da escola foi orientada pela Semsa na convocação dos pais de alunos a comparecerem neste sábado (25) e domingo (26) nos shoppings, levando seus filhos e cartões de vacina. Além disso, está programada uma ação de imunização dentro do colégio na terça-feira (28).
A orientação da Semsa para profissionais e alunos que tiverem apresentado os sintomas é que não compareçam ao colégio e façam contato imediato com a Vigilância Epidemiológica. Os primeiros sintomas – conforme apurado – iniciaram no dia 5 de maio.
Sintomas
Os primeiros sintomas da caxumba são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar.
Serviço:
Vacinação Seletiva de Bloqueio – Caxumba
Shopping Boulevard – dias 25 e 26 de maio (sábado e domingo), das 10h às 21h. Avenida Jones dos Santos Neves, 5000 – Itaparica, Vila Velha.
Shopping Praia da Costa – dia 25 (sábado), das 10h às 21h.
Plantão da Vigilância Epidemiológica (27) 3388-4185/ 3388-4186