

Os alunos da Escola Estadual Antônio Engrácio da Silva, que fica em Feu Rosa, na Serra flagraram duas cozinheiras jogando a comida da merenda no lixo. A comida estava fresca e ainda haviam estudantes que não haviam merendado no turno noturno. A ação foi gravada por alunos através de celulares na noite desta quarta-feira (21).
Se engana quem pensa que o descarte foi feito escondido. As merendeiras da escola estadual jogaram a comida pronta para o consumo em grandes sacolas pretas na frente dos estudantes.
No vídeo aparecem duas cozinheiras jogando o que havia em uma grande panela numa sacola plástica. A comida fresca, recém preparada era a merenda dos alunos do período noturno. Ainda nas imagens, uma funcionária da escola aparece orientando o descarte da comida por causa do horário.
De acordo com os estudantes, no cardápio da noite havia suco de manga, arroz e feijão tropeiro. Cerca de 150 alunos já tinham se alimentado e mais de 100 ainda estavam na fila aguardando a comida ser servida.
Ainda segundo os alunos, a merenda foi jogada fora antes disso e com a autorização da pedagoga escolar. A estudante Bruna Maia Laures, faz supletivo na escola e diz que tudo aconteceu porque as cozinheiras se revoltaram após uma confusão na fila.
“A fila embolou, a pedagoga Cristiane disse que, se não desembolasse, eles estariam jogando a merenda fora. Então ela liberou as merendeiras para jogarem a comida fora e elas também não fizeram questão nenhuma”.
Bruna Maia conseguiu se alimentar, mas uma estudante que pediu para não ser identificada não teve a mesma sorte. Ela afirma que a desorganização na fila é algo que acontece com frequência.
“Sempre aconteceu de alunos furarem fila, mas nunca houve nenhum tipo de confusão. Todo mundo deixa furar a fila e todo mundo comia”, disse.
A Secretaria de Estado de Educação (Sedu) disse que a diretoria da escola informou que cerca de 15 estudantes desrespeitaram e agrediram verbalmente as funcionárias da empresa responsável pela distribuição da merenda escolar na unidade, que decidiram por não servir mais a alimentação.
A Sedu informou, ainda, que em relação ao descarte, repudia a ação e que a empresa terceirizada já foi notificada para dar mais esclarecimentos e providências a respeito do caso.