Geral

Alunos protestam contra condições de escola estadual na Serra

A reclamação dos alunos é que as salas de PVC são quentes demais neste calor, há janelas quebradas no local, teto cedendo e a quadra não é coberta

Alunos protestam contra condições de escola estadual na Serra
Cansados do calor, os estudantes estudaram no pátio da escola Foto: TV Vitória

Os pais e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iracema Conceição Silva, em Chácara Parreiral, na Serra, realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (15): a sala de aula foi parar no pátio do colégio. Os estudantes reclamam da falta de estrutura do local e nesta quarta-feir

Segundo eles, a promessa do governo era fazer a reforma da unidade, mas as obras não saíram. Muitos alunos estudam em salas improvisadas. O estudante Roberto Gonçalves, de 16 anos, conta que esta foi a única maneira que encontraram para mostrar a insatisfação, que piorou com o verão.“Na hora do recreio o calor ficou insuportável e começamos o protesto do lado de fora”.

Os problemas não se resumem apenas à temperatura. O servidor público José Bemvindo, pai de um aluno, diz que não há condições dos estudantes praticarem educação física. “Eles não têm uma quadra decente, um pátio, estudam em salas que mais parecem caixas, são salas de PVC que estão aqui há quase dez anos e não tem condições para um aluno estudar”, reclama.

Os estudantes contam ainda que as janelas das salas estão quebradas e há salas com o teto cedendo. Do lado de fora, a fiação é exposta e os galpões até possuem aparelhos de ar condicionado, mas, os alunos dizem que não funcionam. “Faz muito calor e eu que sento perto da janela o sol bate todo em cima de mim”, disse o estudante Gabriel Oaski Frasson, de 14 anos.

De acordo com a comunidade, a escola Iracema Conceição Rosa é uma das mais antigas da região.O problema é que o número de alunos cresceu muito. Por isso, há quase 10 anos foram construídos os galpões de PVC, como medida paliativa. A promessa do Estado era fazer a reforma da unidade. Mas as obras até hoje não saíram do papel.

A Secretaria Estadual de Educação (Sedu), informou por meio de nota que o projeto para reforma e ampliação da Escola Estadual Iracema Conceição Silva foi finalizado pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) e encontra-se em fase de orçamentação para licitação das obras. Sobre os aparelhos de ar condicionado, a Sedu disse que a direção da escola realizou a solicitação no dia 20 de fevereiro e estão previstos para serem entregues nesta quinta-feira (16).