Desde o dia 23 de março, as aulas escolares em Marechal Floriano estão suspensas. O decreto municipal prevê que este cenário continua em vigor até o dia 30 de abril, prazo que pode ser prorrogado conforme as medidas de prevenção adotadas pelo Espírito Santo e pelo município.
Este é um período em que todos precisam se adaptar e enfrentar os novos desafios. Por isso, pedagogos, professores e a equipe da Secretaria Municipal de Educação elaboraram um planejamento especial de atividades complementares de estudo para que as crianças reforcem o vínculo com o conhecimento.
“As atividades não pretendem superar a carga horária obrigatória nem substituir as aulas presenciais, mas manter o vínculo das crianças, adolescentes e suas famílias com a educação escolar e o hábito de buscar o conhecimento”, afirma Marciane Cosmo, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
A proposta elaborada pelos profissionais será enviada pelo e-mail para os pais e responsáveis que possuem acesso à internet.
“Considerando que um número de famílias não possui acesso pleno às redes e prezando pelo caráter democrático da educação pública, os familiares poderão retirar o material impresso na própria escola, de acordo com um cronograma particular que realizamos para evitar aglomerações e seguirmos zelando pela segurança das famílias em tempo de coronavírus”, explica.
Com as atividades complementares de estudo, os profissionais da educação lembram que elas são recomendadas para manter o hábito do estudo e o vínculo com a educação, mesmo não sendo atividades obrigatórias.
A Secretaria Municipal de Educação reforça que os professores tiveram a escala de trabalho organizada de forma especial, tendo em vista os cuidados recomendados com a saúde e evitando o contato entre eles.
Em caso de dúvidas, as famílias podem entrar em contato com as escolas pelos telefones (27) 3288-2780 ou (27) 3288-2400, ou pelo e-mail [email protected].