Geral

Amaes trabalha pela inclusão de pessoas com autismo; saiba como detectar o transtorno

O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, feito por meio da observação do comportamento e com a participação de psicólogos, psiquiatras e neurologistas

Foto: Divulgação

Atraso na fala, dificuldade de comunicação, falta de interação social e de contato visual são características comuns do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), perceptíveis já nos primeiros anos de vida. Em prol destas pessoas é realizado o trabalho da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes). A entidade é apoiada pelo Instituto Americo Buaiz.

O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, feito por meio da observação do comportamento e com a participação de psicólogos, psiquiatras e neurologistas. Há três características principais a serem observadas no comportamento que podem indicar o autismo, explica a professora aposentada do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, Izabel Raso Tafuri.

Uma das características é o atraso significativo da fala e da capacidade de comunicação da criança, ou seja, de se fazer entender e transmitir uma mensagem com frases. Há também dificuldade de interação, o que leva a criança a se isolar, não conseguir brincar com as outras e se sentir excluída na sociedade. Outro traço são comportamento repetitivos, ritmados e obsessivos ou ritualísticos.

Os sintomas característicos dos transtornos do espectro do autismo estão presentes antes dos 3 anos de idade “Bebês com risco de desenvolver autismo geralmente não apresentam modulações na voz, não olham para as mães quando estão sendo amamentados e muitos não se aconchegam nos colos das mães”, explicou Izabel.

Amaes

A Amaes é uma instituição privada e sem fins lucrativos, com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual. Oficialmente constituída em 2001, por pais de autistas, é administrada voluntariamente por pais, familiares e amigos dos autistas. A entidade foi criada devido à insatisfação dessa comunidade com as políticas públicas e com o sistema de atendimento complementar disponibilizado aos autistas no Espírito Santo, gerando um esforço conjunto na luta pelo fortalecimento das mesmas.

A instituição atua sobretudo junto a defesa e garantia de direitos, difusão de informação sobre autismo e na disponibilização de atendimento multiprofissional especializado para os autistas e seus familiares.

Apoio IAB

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado, por meio do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Podem requerer o apoio social do IAB as instituições do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Basta acessar o portal e preencher o formulário de requerimento de apoio social enviando os documentos solicitados.

Com informações da Agência Brasil.

.