Geral

Amamentaço enche o Parque Moscoso de emoção e orientações sobre aleitamento

As crianças puderam correr, brincar, assistir a peças de teatro e, ainda, saborear pipoca e sorvete. O dia de festa marcou o encerramento da Semana do Bebê

Amamentaço
Amamentaço
Mães amamentaram seus filhos ao som de música Foto: Divulgação/Prefeitura

Bebês, crianças, gestantes e famílias deixaram o Parque Moscoso ainda mais bonito e animado neste sábado (9), quando o local recebeu o projeto “Criança no Parque”. Um “amamentaço” tornou o ambiente ainda mais especial e emocionante, no qual as mães amamentaram os seus pequenos embaladas por música.

Além disso, tendas com informações sobre saúde, trânsito, guarda responsável de animais e uso de chás e xaropes foram disponibilizadas para os visitantes.

As crianças puderam correr, brincar, assistir a peças de teatro e, ainda, saborear pipoca e sorvete. O dia de festa marcou o encerramento da Semana do Bebê, que é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de destacar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças de até seis anos na agenda dos municípios brasileiros. A proposta das ações é estimular o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.

Para a mamãe Heloisa Helena Nascimento Domingues, 25 anos, moradora da ladeira Santa Clara, o evento estava muito bonito. Ela, que já tem o Carlos, com 5 anos, e a Mariana, com 3 meses, disse que espera poder amamentar a filha por muito tempo, até os seus dois anos. “Não consegui amamentar o Carlos porque tive que voltar a trabalhar com quatro meses, mas, agora que fico em casa, quero poder fazer isso com a Mariana”.

Carinho

Já Samantha Lyrio, 30 anos, de Morada de Laranjeiras, ficou sabendo do evento através do grupo de mães que frequenta e resolveu ir participar com o filho Bernardo, de 10 meses, e o marido, Marcelo Lyrio. “Está tudo muito bonito e foi muito bom, com muitos esclarecimentos. Eu espero amamentar por muito tempo, o máximo que for bom para ele e para mim. Saí do emprego para poder cuidar dele”, contou Samantha.

A protética Angélica Nogueira, 27 anos, mãe de duas crianças, também afirmou que o evento estava muito bonito e com muitas informações, Maria Luiza, de seis meses, que acabara de mamar, dormia tranquilamente no colo da mamãe.

“Amamentar é muito bom e, com certeza, deixa a criança mais tranquila. Gosto muito deste momento, da proximidade. Sempre venho ao parque e fiquei muito satisfeita com as informações que recebi aqui sobre amamentação”.

Importância

Para o prefeito Luciano Rezende, o evento foi muito significativo. Ele parabenizou a equipe da saúde e todos os envolvidos no projeto. “Meus dois filhos amamentaram e sabemos que o melhor para a criança é o leite da mãe, que tem todos os nutrientes que precisa para se desenvolver, além do momento de carinho e cuidado”.

O prefeito ainda parabenizou os homens pelo Dia dos Pais, comemorado neste domingo (10). A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, falou sobre a importância do evento, agradecendo aos parceiros e a mamães, papais, avós e criança. “Este é um evento de gestão compartilhada, de cuidado de todos com a garantia de uma infância feliz para as crianças”.

Ela destacou a importância do aleitamento materno único até os seis meses e depois, se possível, até os dois anos de idade da criança. “Queremos ser reconhecidos no mundo todo como uma cidade que cuida e protege suas crianças”, disse Daysi.