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Amizades cultivadas na infância melhoram as habilidades sociais e pessoais

Estudos apontam que cultivar amizades na infância pode promover melhorias no comportamento infantil e o aprimoramento das habilidades sociais, além de influenciar a construção cognitiva, social e afetiva, melhorias que podem ser levadas para a adolescência e para a vida adulta

Foto: Divulgação/Upuerê Educação Infantil

Ter amigos é uma das diversas maneiras de viver com mais diversão, companheirismo e confiança. Especialmente na infância, a amizade é fundamental para o desenvolvimento infantil, para demonstrar e apresentar um ambiente seguro para o crescimento da criança e, principalmente, para estimular a construção social e pessoal dela. As melhorias são trazidas pelo estudo internacional elaborado por educadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Infant and Child Development, que reforça que as amizades podem apresentar melhoras no comportamento e nas habilidades sociais à medida que as crianças se desenvolvem.

Ainda, uma pesquisa publicada na Revista de Psicologia Vetor Editora acerca do tema indica que todos os tipos de amizade – como amizades entre crianças de idades iguais ou diferentes, por exemplo, entre crianças e seus primos, entre outros – influenciam a construção cognitiva e afetiva infantil por meio, principalmente, de atividades interativas em ambientes seguros e acolhedores. Na Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, a construção de relações fortes e duradouras, que colaboram para o desenvolvimento social das crianças, é estimulada diariamente em meio às práticas pedagógicas. 

Talita Espíndula explica que a relação entre as crianças possibilita a criação de novas habilidades sociais que são essenciais para a vida em sociedade que elas terão no futuro.

Foto: Divulgação/Upuerê Educação Infantil

“É na infância que começamos a conhecer e desenvolver relacionamentos e a convivência com outras pessoas, além de descobrir emoções e construir uma base forte, com princípios como a lealdade, confiança e empatia, que levamos para a adolescência e vida adulta. A partir das amizades, as crianças exercitam a competitividade, as desavenças, a partilha, a organização de brincadeiras etc. A maneira que elas lidam com as relações na infância reflete no crescimento delas enquanto adolescentes e, futuramente, como adultas. Aqui, na Upuerê, estimulamos a interação social entre crianças de idades iguais e até mesmo de diferentes faixas etárias todos os dias, especialmente em atividades que ocorrem ao ar livre”, comenta a psicóloga da Upuerê Educação Infantil.

Como promover a amizade na infância?

Cultivar amigos tem significados diferentes para as crianças. De acordo com o estudo publicado pela Revista de Psicologia, os mais novos tendem a definir os amigos como pessoas que não são da família e que, geralmente, possuem a mesma idade que eles.

“Com base nesse conceito que as crianças têm de amizade, os pais devem ser os principais incentivadores neste cenário. Promover encontros em áreas de lazer de condomínios, parques ou demais ambientes ao ar livre é uma forma de propiciar lazer e de permitir que as crianças, mesmo de diferentes idades, interajam entre si, o que é fundamental e é um direito assegurado da infância, que também é garantido no plano pedagógico da Upuerê”, afirma Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Como podemos promover a construção de uma amizade?

Os estudos indicam que ter amigos, especialmente, na educação infantil promove melhorias como o estímulo à interação social com outras crianças e pessoas, já que, ao nascer, os únicos contatos que a criança possui são os pais e familiares. Além disso, na Upuerê, percebemos que cultivar uma amizade proporciona, ainda, diversas habilidades:

● Compartilhar brinquedos e lanches entre colegas;
● Criar vínculos de apoio emocional;
● Divertir-se entre amigos;
● Melhor comunicação;
● Conhecer novas brincadeiras;
● Desenvolver a coordenação motora;
● Estimular a construção cognitiva, social e afetiva.

Foto: Divulgação/Upuerê Educação Infantil

A construção de amizades na Upuerê 

Aqui, na Upuerê, o bem-estar e a felicidade de nossas crianças é o que nos move, diariamente, para colaborar com a formação de indivíduos que sabem criar e se relacionar, e não apenas repetir. Para contribuir com o desenvolvimento das potencialidades físicas e psíquicas das crianças, priorizamos o contato com a natureza em nosso plano pedagógico como fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar conhecimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos a partir da convivência entre as crianças. 

Nossa estrutura conta com uma área ampla e aberta de 3.000 m², além de sala de sono (com educadores que ficam à disposição das crianças), segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório.

Conheça mais sobre a escola inovadora e criativa, que é referência no ensino infantil capixaba e que integra a natureza em sua metodologia de ensino: https://www.upuere.com.br.