Geral

Anchieta e seus encantos além das praias

Veja sete atrativos para aproveitar a região, belezas naturais, cultura e fé.

Anchieta e seus encantos além das praias

Um paraíso de encantos ainda não descoberto pelos amantes do ar puro, o verde predominante e a calmaria. Fora do verão, Anchieta, localizada no Sul do Estado, têm várias opções além das praias. O município dispõe de dois circuitos turísticos rurais e outros três ligados a ecologia, cultura e fé. Ao todo, cinco circuitos com belas paisagens, muito verde, ora praias, ora montanhas, e sempre com uma excelente receptividade por parte dos empreendedores.

Quem gosta de aventuras também pode fazer um passeio de caiaque na lagoa de Mãe-BáFoto: ​Divulgação/Prefeitura

Na parte rural, os visitantes podem desfrutar do clima de montanha e visitar propriedades onde são comercializados deliciosos produtos caseiros. Um dos circuitos, o dos Imigrantes, diversas propriedades produzem e vendem bolos, pães, embutidos, massas e cachaça. Nessa época há colheita de uva e alguns sítios abrem para visitação. A entrada oficial do roteiro é pela comunidade de Pongal, no portal de acesso nas margens da BR 101.

No Circuito Turístico Imigrantes os visitantes podem conhecer a fabricação de massas, doces e pãesFoto: ​Divulgação/Prefeitura

Outro passeio bucólico e cheio de belezas naturais é pelo circuito Vale Viver Corindiba. O portal fica também às margens da BR 101, na localidade de Jaqueira, sentido Jabaquara x Guarapari. Seguindo o caminho, os visitantes poderão conhecer diversas propriedades, inclusive restaurantes e aconchegantes pousadas em meio a muito verde.

Na sede do município, os visitantes podem aproveitar os ótimos passeios culturais e ecológicos. Uma dica é conhecer de barco a beleza do rio Benevente, do manguezal e das Ruínas Jesuíticas. Outra opção é desvendar a história da região no Centro Cultural e no Museu do Santuário Nacional de São José de Anchieta. Na cidade ainda há o famoso mercado de peixes, igrejas centenárias como a da Penha e poços dos jesuítas.

Santuário Nacional de Anchieta faz parte do roteiro de fé do município. Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O Santuário Nacional fica bem no centro da cidade, na parte mais alta, onde se avista a beleza do litoral de um lado e do outro, o manguezal intocável. O espaço recebe centenas de turistas diariamente, que vêm pedir graças ao padroeiro do Brasil.

Outra dica é conhecer o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR), ONG que acompanha as espécies de tartarugas que desovam na região. Durante o verão é possível ver o espetáculo da abertura de ninhos e solturas de filhotes.

Agora faça já o seu roteiro e conheça essas maravilhas:

1. Projeto IPCMar – antigo projeto Tamar

Situado na praia de Guanabra, o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR), é uma ONG que acompanha as espécies de tartarugas que desovam na região, faz o monitoramento da abertura de ninhos e soltura dos filhotes. Nesse período de verão, é comum ocorrer no final da tarde o espetáculo. A sede do instituto fica aberta de terça a domingo, das 8h às 18h. A visita é gratuita. Lá as pessoas podem conferir uma exposição com materiais biológicos, réplicas em tamanho original de ninhos e tartarugas marinhas, animais taxidermizados. Ainda é possível conhecer filhotes de tartarugas marinhas em tanques especiais.

Como Chegar: Entrada pela praia de Guanabara ou pela praia de Castelhanos, seguir beira mar. Há sinalização nos locais. Telefone: 28 3536-3547. Fica cerca de 03 km do centro de Anchieta.

2. Ruínas do Rio Salinas ou Ruínas Jesuíticas

As Ruínas do Rio Salinas, localizadas à margem esquerda do rio Salinas, se destacam do ambiente natural em que se situam não só pelo engenho humano que representam, mas, também pela imponência de suas formas, pela harmonia de suas proporções e pela sequência rítmica do conjunto de pilares e colunas, algumas redondas e outras quadradas.

Construção em alvenaria de pedra, argamassa com uma mistura heterogênea, em que se destacam as pequenas conchas de Anchieta, as Ruínas se alçam do solo a partir de um sistema estrutural básico de colunas e paredes de vegetação. Composta de 32 colunas que, acredita-se também formava uma antiga salina clandestina. Os resquícios intrigam moradores e visitantes, uns acreditam que tenham sido uma antiga igreja jesuítica.

Como Chegar. Situada a poucos quilômetros da cidade de Anchieta, no meio de um bosque de eucaliptos, pode-se chegar às ruínas pela estrada de rodagem ou pelo rio Benevente, sendo este um passeio agradável onde se pode apreciar a beleza da fauna e flora em torno do manguezal.

3. Santuário Nacional de Anchieta

É composto por um conjunto arquitetônico – Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Museu Nacional São José de Anchieta e Cela (quarto do “Apóstolo do Brasil”). Construída no século XVI. No Museu podem ser vistos móveis antigos, peças arqueológicas, roupas e outros grandes objetos de valor religioso e histórico dos séc. XVI até os dias atuais. Na Cela de São José de Anchieta se encontra a relíquia de um de seus ossos. O museu é aberto diariamente para visitação, das 8h às 18h.

Localização: Entrada no centro da cidade, em frente à praia central.

4. Passeio de caiaque na lagoa de Mãe-Bá

O passeio é agendado e custa R$ 70,00 por pessoa. É incluso seguro turista, água e frutas. É recomendado para maiores de 10 anos. A lagoa fica a 8 km do centro de Anchieta. Segunda maior lagoa de água doce do Estado, separada do mar por uma estreita restinga repleta de belas falésias. Tel.: 28 99919-4365 – Fábio Rosa.

Localização: Rodovia do Sol sentido Anchieta X Guarapari

5. Centro Cultural de Anchieta

Além de guardar parte da memória do município, o Hotel Anchieta, hoje Centro Cultural Anchieta, é um atrativo turístico cultural de grande expressão que agrega atividades que valorizam e resgatam a cultura local. Esse espaço é referência de cultura para a região. No espaço são realizadas constantes exposições e eventos.

Localização: Centro da cidade, em frente a praia Central

6. Passeio de barco pelo manguezal e Rio Benevente

O passeio pelo Rio Benevente e pelo manguezal começa pelo Porto da Colônia de Pesca, onde são oferecidas embarcações pesqueiras com fins turísticos, promovendo um atrativo inesquecível pelos manguezais. A viagem dura em média duas horas e propicia ao visitante conhecer a fauna, a flora e a história da região. O passeio contempla a parte ambiental e histórica e custa R$ 150,00 (até 10 pessoas).

Acesso: Porto de Anchieta – próximo ao Mercado Municipal – Tel.: 28 99909-0821 – Jaldemar.

7. Circuito dos Imigrantes

O circuito turístico é marcado por tradições, cultura e gastronomia. Possui infraestrutura de pousadas e hospedagem cama e café. O circuito também oferece lazer, aventura e belas paisagens, como cachoeiras em Alto Joeba, além do mirante, com 330 m de altitude e vista panorâmica para o mar.

Além disso, há também fábrica de picolé, produção e comercialização de cachaças, massas, biscoitos, bolos, pães caseiros, licores, geleias, defumados, vinhos, mel, confecção de roupas, esculturas em madeira, entre outros.

Como chegar: Entrada na BR 101 Sul, acesso no Portal da Imigração.