O energético D Dopamina Mindful Drink, 269 mL, teve a fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o órgão, a bebida energética a base de tirosina, taurina e cafeína necessitava uma avaliação sanitária, por conter tirosina, um aminoácido considerado não essencial para o organismo humano.
Além da proibição, a Anvisa determinou ainda que a empresa Newage Indústria de Bebidas Ltda, que produz a bebida, recolha o estoque existente no mercado dos produtos em questão.
O energético é fabricado e envasado sob licença da Cervejaria Cidade Imperial Petrópolis Ltda. Por meio de nota, a empresa informou que soube com perplexidade da suspensão da bebida e afirmou que ainda não teve acesso ao processo administrativo que tramitou na Anvisa.
A empresa disse ainda que tem convicção que o produto que ela fabrica e comercializa não traz nenhum risco à saúde, e demostrará à Anvisa nos próximos dias que a bebida pode ser consumida sem restrições.
Outros casos
Desde o início do ano, diversos alimentos também já foram suspensos pela Anvisa. Os motivos vão desde a falta de registro no órgão até a presença de excrementos de roedores. O jornal online Folha Vitória fez uma pesquisa e traz uma lista dos principais produtos suspensos desde janeiro.
No dia 20 de março, um lote de paçoca rolha da marca Dicel, produzida em Goiânia (GO) também foi interditado pela Agência. Os produtos excediam o limite permitido de aflatoxinas, substâncias tóxicas produzidas por fungos que podem causar câncer.