Geral

Anvisa suspende dez produtos que vão de sabonetes líquidos a xampus

Cosméticos de lotes específicos da empresa Biotec não se encaixavam em normas, como ausência de ingrediente em relação ao produto padrão

Anvisa suspende dez produtos que vão de sabonetes líquidos a xampus
Foto: Reprodução/Pexels

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu nesta sexta-feira (19) a distribuição, comercialização e uso de dez produtos fabricados pela empresa de cosméticos Biotec.

O órgão informou por meio de nota que a suspensão ocorreu depois de uma inspeção sanitária realizada na empresa entre 1º a 5 de outubro, na qual foi comprovada a fabricação dos produtos em desacordo com algumas normas da agência.

Entre elas foram registradas “divergências qualiquantitativas de formulações e ausência de ingredientes, em desacordo com a fórmula padrão/mestra do produto”, “liberação de produtos fabricados para o mercado antes da conclusão de microbiológicos” e “ausência de notificação de alterações da formulação”, segundo a Anvisa.

A determinação foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (19). A Anvisa ressaltou que a medida tem validade em todo o território nacional. 

Os produtos suspensos são: Needs sabonete líquido erva doce, lote 14073; Needs sabonete líquido maracujá, lote 14999; Needs sabonete líquido lavanda, lote 15003; Needs desodorante hidratante corpo amêndoas, lote 14622; Needs sabonete antibacteriano cremoso erva-doce, lote 15045; Biohair shampoo pós-química kit 350ml, lote 14772; Biohair creme de tratamento intensivo detox antipoluição, lote 16425; Óleo capilar relvazon vitamina A, lote 14677; Relvazon shampoo queratina, lote 16439; e Relvazon antitranspirante roll-on women active emotion, lote 15376.

Contatada pelo Portal R7, a empresa não havia se manifestado até a publicação desta matéria.