Geral

Ao menos cinco idosos são agredidos por dia no Espírito Santo

Grande parte dos casos registrados são cometidos por membros da família da vítima, incluindo filhos e netos

Foto: reprodução / freepik

A campanha Junho Violeta está sendo realizada durante todo o mês de junho e visa combater a violência e os maus-tratos contra idosos. Só no Espírito Santo, segundo dados da Polícia Civil, 2.098 idosos foram agredidos no último ano, com uma média de cinco vítimas todos os dias.

Grande parte dos casos registrados são cometidos por membros da família da vítima, incluindo filhos e netos. Os crimes vão desde agressão física e moral a abuso financeiro e estupro.

´Para combater esse tipo de situação, nesta quarta-feira (21), a Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI) realizou a Operação Violeta, para apurar 10 denúncias de maus-tratos em instituições de longa permanência da Grande Vitória

Segundo a Polícia Civil, das denúncias em instituições, quatro foram na Serra, quatro em Vila Velha, duas em Cariacica. Após as ações, dois locais da Serra serão interditados pela Vigilância Sanitária por fala de documentação. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para a professora do curso de Direito da Anhanguera, Fernanda Mauri Borges, essa é uma realidade, em que muitas vezes, a vítima tem receio de denunciar em função do agressor ser um ente próximo. 

“A maioria das vítimas convive com familiares por necessidade de receber rede de apoio, o qual nem sempre é prestado de forma adequada, deixando-os expostos a situações de abuso. Isso é, infelizmente, constatado todos os dias nos noticiários que trazem informações sobre golpes e maus-tratos contra idosos”, diz.

Fernanda Mauri também destaca a importância da família para lidar com os desafios da terceira idade. 

“É importante valorizar as experiências dos idosos e os deixar conscientes a respeito de sua importância, estabelecer diálogos, fortalecer laços e proporcionar um ambiente adequado e seguro para eles”, completa.

Como denunciar?

Há uma legislação responsável pelo direito do idoso, em que ele, ou qualquer outra pessoa, pode fazer denúncias. 

As denúncias podem ser feitas por diversos meios, seja através da Polícia Militar (190), seja do Disque 100 (que funciona diariamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana) e canais eletrônicos.