Ao longo da tarde deste sábado (14), os brasileiros poderão assistir a um eclipse solar anular, que é quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda anular.
No Espírito Santo, o tempo nublado pode fazer com que o eclipse não seja totalmente visto pelos capixabas, devido ao acúmulo de nuvens no céu.
O fenômeno, que poderá ser acompanhando em diversas partes do país, está previsto para durar até às 18h.
Acompanhe ao vivo a transmissão da passagem do eclipse:
Entenda o eclipse solar anular
A anularidade (formação de um “anel de fogo” ao redor da Lua) será visível em dez países: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil.
Em outras partes das Américas – do Alasca à Argentina – será possível ver um eclipse parcial. Daí o fenômeno ter ganho, nesta ocasião, referência às Américas em seu nome.
LEIA TAMBÉM: Eclipse solar anular: saiba como observar o fenômeno de forma segura
Na costa oeste dos Estados Unidos, o eclipse vai começar às 11h30. Como será amanhecer lá, o Sol ainda vai estar abaixo do horizonte. Depois, o eclipse vai seguir pela América Central e Colômbia.
Deve chegar ao Brasil por volta das 15 horas e seguirá até o pôr-do-sol, por volta das 18 horas (de Brasília).
A faixa de anularidade vai passar por nove Estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
As primeiras cidades brasileiras a ver o eclipse anular em seu auge ficam no Amazonas – em Tefé, por exemplo, o auge será às 15h11. Essas previsões são da Nasa, a agência espacial norte-americana.