Geral

Municípios da Grande Vitória vão para o risco baixo; ES não tem mais cidades no risco alto

O novo Mapa de Risco passará valer a partir da próxima segunda-feira e se estenderá até o domingo seguinte

Foto: TV Vitória

Os cinco municípios da Grande Vitória estarão classificados no risco baixo para a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (05). Além disso, o Espírito Santo não terá mais nenhuma cidade no risco alto na semana que vem. Dos 78 municípios capixabas, 59 estão classificados em risco baixo e 19 no moderado.

As informações são do governador Renato Casagrande, que anunciou, nesta sexta-feira (02), o 62º Mapa de Risco Covid-19. Ele passará valer a partir da próxima segunda-feira (05) e se estenderá até o domingo seguinte, dia 11.

Na região metropolitana, Vitória, Serra e Viana já estavam na área verde do mapa. Cariacica, Vila Velha e Fundão, que estavam no risco moderado, migraram para o risco baixo. Já Guarapari segue na parte amarela.

As duas cidades que aparecem no risco alto, no atual mapa de risco, também estarão no risco moderado, na semana que vem. São elas Anchieta e Mantenópolis.

Medidas

Com o mapa de risco anunciado nesta sexta-feira, a maior parte do Espírito Santo não terá limite no horário de funcionamento de atividades econômicas como o comércio, restaurantes e bares.

Os estabelecimentos, no entanto, ainda precisam continuar adotando as medidas de biossegurança, como obrigatoriedade no uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social, para evitar o contágio da covid-19.

Nas cidades em risco moderado, também não há limite para o funcionamento do comércio, tanto o de rua quanto o de shoppings e galerias. No entanto, bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas só podem funcionar de segunda a sábado, até às 22h, e aos domingos até as 16h.

Já nas academias, as atividades aeróbicas só podem ser realizadas de maneira individual, nos municípios de risco moderado.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Anchieta, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, João Neiva, Mantenópolis, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São José do Calçado e São Mateus.

Assista ao pronunciamento do governador: