A partir desta terça-feira (13), qualquer pessoa, mesmo não apresentando sintomas, poderá marcar horário para fazer teste para covid-19 numa plataforma online de agendamento lançada pelo governo estadual. O teste RT-PCR será oferecido na rede pública de hospitais do Estado e no aeroporto de Vitória.
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande num breve pronunciamento acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. “Nossa média de testagem na população capixaba é maior do que a média do Brasil. Vamos expandir essa disponibilidade”, frisou.
Passo a passo
A plataforma estará disponível após o cidadão acessar o endereço conteudo.saude.es.gov.br/agendamentoonline/
Ele terá que informar nome completo, CPF, email e telefone. Após preenchimento dos dados, o usuário irá escolher o local para fazer o exame. Nesta semana de lançamento, estão disponíveis os hospitais Estadual Central (em Vitória), Jayme Santos Neves (Serra) e o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (em Cachoeiro). Nos próximos dias será incluído o Aeroporto de Vitória.
Cada local fornecerá alternativas de dias e horários disponíveis para a coleta do material.
“O RT-PCR é o padrão ouro dos testes para covid. Nosso Laboratório Central tem capacidade de realizar 4500 testes RT-PCR por dia. O resultado sai em 36 horas com um prazo máximo de 48 horas”, informou Fernandes.
Além de fazer o agendamento, o secretário ressaltou que a plataforma irá fornecer também o laudo emitido pelo Lacen. “Se o cidadão precisar apresentar para algum evento, alguma atividade social ou viagem ao exterior, o documento estará disponível para impressão dentro da mesma plataforma”, apontou.
Aeroporto
Segundo o secretário, o Aeroporto de Vitória se consolidará como ponto de testagem 24 horas. “Nos períodos em que não há chegada de voos, iremos abrir para agendamento externo”, destacou o secretário de Saúde.
Além da testagem em massa, os resultados irão fornecer dados de investigação sobre possível circulação de variantes. “Nós poderemos saber como está se comportando a circulação do vírus na população através da testagem massificada de biologia molecular, que será encaminhado depois para sequenciamento genético”, apontou.
Rede de municípios
Os municípios, se desejarem, poderão aderir à plataforma cadastrando seus pontos de testagens.