Geral

Espírito Santo terá apenas duas cidades no risco moderado na semana que vem

Todos os demais 76 municípios ficarão no baixo. Novo mapa de risco foi divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira

Foto: TV Vitória

O Espírito Santo terá apenas duas cidades no risco moderado para a covid-19 na semana que vem, segundo o mapa de risco divulgado nesta sexta-feira (20) pelo governo do Estado. Todos os demais 76 municípios ficarão no baixo.

As únicas cidades que estarão na área amarela do mapa, a partir de segunda-feira (23), serão Alto Rio Novo e Rio Bananal.

Atualmente quatro municípios estão nessa situação: Água Doce do Norte, Alegre, São José do Calçado e Sooretama. Todos eles passaram para o risco baixo.

Apesar da melhora do panorama da pandemia no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande, durante pronunciamento ao vivo pelas redes sociais, afirmou que a pandemia ainda não acabou e alguns dados têm deixado o governo do Estado em alerta.

“Nós estabilizamos a ocupação de leitos, mas, nos últimos dias, houve um pequeno crescimento da ocupação de leitos de UTI e um pequeno aumento da taxa de pessoas contagiadas com covid nas UPAs e PAs. E nós temos uma estabilidade na taxa de transmissão, mas, nas próximas semanas, vamos estar com a taxa acima de 1”, frisou Casagrande.

“Estamos em um momento em que nós estabilizamos em um patamar baixo, que nos dá ainda condição de fazermos uma observação, mas estamos preocupados com alguns sinais e algumas informações do Brasil e do mundo”, completou. 

Foto: Reprodução /Youtube
Renato Casagrande disse que, apesar do cenário favorável, alguns sinais tem deixado o governo do Estado em alerta com a possibilidade de um novo crescimento da pandemia no Espírito Santo

O governador citou como fator preocupante o avanço da variante Delta em estados brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo, que ficam próximos ao Espírito Santo. “A taxa de ocupação de leitos no Rio de Janeiro está em 70% e a taxa de transmissão e o número de pessoas contagiadas aumentaram”, frisou.

Casagrande também lembrou do aumento de casos e de óbitos causados pela covid-19 nos Estados Unidos e em Israel, muito em função da circulação da nova variante do coronavírus.

“Precisamos compreender que a cada momento surge uma novidade com relação à pandemia e que nós não podemos abandonar os cuidados, que são o uso de máscara, não aglomeração e todos os cuidados com a higiene”, alertou.

Confira o pronunciamento feito por Renato Casagrande:

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

Foto: Divulgação / Governo do ES

Foto: Divulgação / Governo do ES

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo e Rio Bananal.