Durante uma coletiva, realizada na manhã desta sexta-feira (04), o subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, e o gerente estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, atualizaram informações sobre o combate à covid-19 no Espírito Santo.
O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, estava previsto para participar da coletiva, mas não esteve presente, pois participava de uma cerimônia em homenagem a um profissional de saúde, que morreu em decorrência da doença e trabalhava no Hospital Jayme dos Santos Neves.
Reblin deu início à coletiva fazendo um alerta à população, diante do feriado prolongado. “Que não seja um momento de naturalizar a doença e as mortes, que continuam entre nós. Que permaneçamos nos resguardando e mantenha o cumprimento do isolamento”, alertou.
Uma das questões abordadas foi o retorno das atividades da Educação Infantil. Segundo Reblin, as equipes estão trabalhando para a proposta. “Trata-se de crianças muito pequenas e o cumprimento de regras é muito diferente para essa população. Estamos buscando referencias em outros países e estados para a elaboração do protocolo”, disse.
O subsecretário ainda destacou que há a preparação de um plano de contingência para o retorno das atividades nas escolas. “Trabalhamos em um protocolo especial para o retorno as aulas, com regras que vão da preparação do ambiente aos processos do trabalho. Em relação aos profissionais, trabalhadores e alunos, estamos propondo elaboração e realização de inquérito sorológico que vai medir o nível de imunidade da idade escolar. Com isso, poderemos ter uma maneira de adequar alunos e professores”, afirmou.
De acordo com a atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, até o momento 113.759 casos já foram confirmados no estado, 3.221 pessoas morreram por complicações da doença e quase 103 mil pacientes já estão recuperados.
Veja a íntegra da coletiva: