“Hoje temos muito a comemorar, conquistamos o reconhecimento e o respeito da sociedade de Vila Velha. Muito obrigado em nome de todos os usuários.” A declaração emocionada foi dada pela presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, Sonia Maria Lessa, na comemoração dos 20 anos da entidade canela-verde, que foram celebrados numa sessão solene na Câmara Municipal, na noite de terça-feira (25).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp!
Durante o evento, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), e o governador Renato Casagrande (PSB) assinaram, juntos, a autorização para início das obras de construção do Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo.
A presidente da Apae é mãe da Nathalia, assistida pela entidade, e precisou encontrar as palavras para descrever a importância do anúncio do investimento.
“Este mês estamos celebrando os 20 anos da Apae de Vila Velha, eu agradeço em nome da minha filha Nathalia, que é especial, que todos os dias me ensina a humildade e amor ao próximo. Graças a ela, estou na Apae iniciando meu quarto mandato, colaborando e lutando pela causa da pessoa com deficiência”, disse Sonia.
Uma das mães e colaboradoras da associação, Maria das Graças também estava visivelmente emocionada, pois o espaço multifuncional, inclusivo, com equipes multidisciplinares, será capaz de receber três vezes mais pessoas do que a Apae atende atualmente na cidade.
“Esse é um marco para todos nós, mães, principalmente. Temos que agradecer muito, porque é uma luta de 20 anos, uma política pública de inclusão e desenvolvimento muito importante para nossos filhos. Estou muito emocionada porque estou testemunhando esse momento”, comentou Maria.
Entenda o projeto do Centro Integrado Familiar da APAE em Vila Velha
O projeto do Centro Integrado Familiar da Apae foi apresentado durante uma sessão solene no plenário. Juntos, lideranças, pais e assistidos pela entidade acompanharam o projeto de como ficará o Centro Integrado.
Para erguer a estrutura serão investidos mais de R$ 17 milhões numa área de mais de 11 mil m², que após concluída contará com área verde, quadra poliesportiva, centro educacional, área de cozinha, centro de convivência, piscina aquecida, praça com bancos e brinquedos, centro de atendimento psicossocial e praça para as famílias.
O prefeito da cidade Arnaldinho Borgo lembrou da importância de políticas públicas inclusivas. De parcerias fortes e do compromisso em aplicar de forma correta e saudável os recursos para que estruturas, como a do Centro Integrado, mude a vida das pessoas.
“Quando apresentei esse projeto ao governador Renato Casagrande, expliquei a quantidade de pessoas beneficiadas e pedi apoio, não tive outra resposta a não ser um sim. Vamos construir esse legado juntos, porque é assim que se faz política pública inclusiva, de amor e respeito com quem mais precisa”, disse o prefeito.
Casagrande lembrou do passado, de atuação na gestão da Apae de Castelo, quando ainda era jovem. Foi com essa memória, lembrando da luta dos pais para encontrar tratamento e acompanhamento adequado no desenvolvimento dos filhos, que o governador falou da importância de construir um centro de excelência em Vila Velha.
“Estamos dando um passo importante para resolver um problema antigo: a ausência de uma sede para a APAE de Vila Velha. Já fui dirigente da Apae em Castelo e desde então a gente fortalece a identidade com a entidade. A construção tem um significado muito grande para todos nós que estamos no governo e quem está em mandatos trabalhando pelo bem das pessoas. A gente não pode e nem consegue realizar tudo que as pessoas precisam, mas fazemos tudo que está ao nosso alcance”, afirmou Casagrande.
Atualmente, o município atende através da Apae de Vila Velha 465 famílias, no novo espaço o atendimento terá a potencialidade de triplicar, aplicando uma camada de proteção e atendimento para Vila Velha muito maior.
“As demandas para as pessoas com deficiência vem aumentando e temos fila de espera. Agora vamos ter o Centro Integrado da Família que vai ampliar o número de vagas e atendimento para estas pessoas especiais e familiares”, finalizou a secretaria de Assistência Social, Letícia Goldner.
Serão oferecidos serviços de, fonoaudiologia, pediatra, psicologia, clinico geral, terapia ocupacional, serviço social, fisioterapia, neurologia, núcleo jurídico, nutricionista, serviço de convivência e fortalecimento de vínculo e atendimento educacional especializado (AEE) na Educação.
*Com informações da Prefeitura de Vila Velha e do governo do Espírito Santo.