A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Guarapari foi selecionada pelo Criança Esperança para receber a doação de um ônibus adaptado que será utilizado pelos alunos da instituição. Representantes e alunos da associação gravaram participação no programa Caldeirão do Huck como contemplados pela campanha.
A escolha dos que irão receber as doações é feita pela UNESCO através de um edital público que seleciona os projetos de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos para o recebimento de apoio financeiro.
Luciana Baraviera, coordenadora da Apae Guarapari, contou que a instituição faz a inscrição no Criança Esperança desde 2016, mas que só agora foram contempladas. “Estamos na batalha há anos e este ano, conseguimos. Ganhamos um transporte adaptado vitalício e mais um ano de combustível e motorista”, relatou.
A coordenada disse que o ônibus chega a Apae no ano que vem, 2020, após todos os trâmites necessários correrem. E que além da instituição de Guarapari, outras duas foram agraciadas pelo Criança Esperança no Espírito Santo: uma em Vitória e outra em Castelo.
“Era uma necessidade nossa, temos muitos cadeirantes. A dificuldade de mobilidade para chegar a Apae é grande e eles acabam precisando do suporte da família para subir o morro onde estamos localizados. Com o novo transporte podemos trabalhar a autonomia desses alunos, desenvolvendo a liberdade de ir e vir”, explicou Luciana.
Criança Esperança
Campanha nacional de mobilização social que busca a conscientização em prol dos direitos da criança e do adolescente. A campanha é promovida pela Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.