
Dos 78 municípios do Espírito Santo, apenas oito estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares possuem o trânsito municipalizado.
Segundo o Detran|ES, isso quer dizer que eles são responsáveis por planejamento, projeto, regulamentação e operação do trânsito de veículos, pedestres e ciclistas no âmbito de sua circunscrição, assumindo também as atribuições relacionadas à implantação, manutenção e operação do sistema de sinalização viária, de modo a atender diretamente às necessidades da comunidade.
Para o coordenador da Guarda de Trânsito de Vila Velha, Rogerio Lourencini Costa, com a “municipalização do trânsito”, a Guarda Municipal fica responsável por toda fiscalização. “As tarefas que seriam de responsabilidade do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar são nossas. Com isso há uma proximidade com a população, pois temos uma conexão direta com a comunidade. Mesmo não tendo um efetivo tão grande, conseguimos cumprir o nosso papel”, destacou.
Ainda de acordo com o Detran|ES, embora a municipalização do trânsito esteja prevista desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, o número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito ainda é pequeno.
Um dos municípios capixabas que ainda não está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito é Viana. De acordo com a prefeitura, o município está em fase de estudo para a municipalização do trânsito. Por meio de nota, informou que atualmente a equipe do Departamento de Trânsito da Prefeitura desenvolve diversas atividades, como ações de educação no trânsito, atendimento a interdições de vias e planejamento para sinalização junto ao Detran. Já a fiscalização é feita pela Polícia Militar.