O concurso da Guarda Municipal de Cariacica está na reta final para o recebimento de inscrições. O prazo vai até o domingo (16).
Apesar da polêmica envolvendo a exigência de que os candidatos apresentem um laudo de sorologia para HIV/Aids, as datas previstas no edital continuam mantidas, segundo a prefeitura.
No dia 30 de janeiro, logo ap´ós a publicação do edital, a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) protocolou uma recomendação para que a Prefeitura Municipal de Cariacica reserve vagas para negros e não exija o laudo de sorologia (HIV/AIDS) para o concurso (001/2020).
De acordo com a instituição, a não exigência do teste de HIV é importante porque não fica claro se o fato será decisivo para a exclusão do candidato.
O município informou nesta terça-feira (11) que a recomendação da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) foi recebida e que a Secretaria Municipal de Administração está em análise interna sobre a legalidade da sugestão proposta.
Disse ainda que “assim que for definida será comunicada por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Cariacica. Até o momento, mantenha-se o prazo de inscrição”.
Vagas
Ao todo, são 50 vagas ofertadas com vencimentos de R$ 1.700 com adicional de risco de vida de 30% sobre o salário base. A taxa de inscrição é de R$ 56.
Os interessados devem realizar a inscrição no endereço eletrônico www.ibade.org.br. Os candidatos que não têm acesso à internet podem efetuar a inscrição no Posto de Atendimento, localizado no Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica, rua Antonio Leonardo da Silva, nº 43, Bairro Alto Lage. O posto funcionará das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. As inscrições encerram no dia 16 de fevereiro.
O concurso contará com seis etapas. A primeira delas, a prova objetiva, ocorrerá no dia 8 de março de 2020.
Para se inscrever, os candidatos necessitam ser brasileiros; possuir, no mínimo, o ensino médio completo comprovado por meio de diploma ou histórico escolar emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC; idade entre 18 e 45 anos; possuir carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir no mínimo na categoria “AB”; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; ter sanidade física e mental; ser aprovado em exame de aptidão psicológica para uso de arma de fogo; ter aptidão física; possuir idoneidade moral; ser aprovado em exame antidoping; e ser aprovado no curso de formação. O expediente será de 40h semanais.