Geral

Aplicativo 'ÔnibusGV' disponibiliza botão para denúncia de lotação no Transcol

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, assim como já está acontecendo com a denúncia em relação ao uso de máscara, a denúncia de lotação também servirá para alimentar um banco de dados

Foto: Fábio Gabriel | Pan News Vitória

A partir desta quinta-feira (21), quem usa o sistema Transcol passa a contar com mais uma ferramenta para auxiliar na prevenção ao novo coronavírus. Foi disponibilizada no aplicativo do ÔnibusGV uma opção para denunciar os coletivos que estejam recebendo maior demanda de passageiros. As denúncias servirão para identificar as linhas mais carregadas. Desde o início da pandemia, a recomendação é de que passageiros embarquem apenas em coletivos com assentos disponíveis.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, assim como já está acontecendo com a denúncia em relação ao uso de máscara, a denúncia de lotação também servirá para alimentar um banco de dados, que vai auxiliar no planejamento da operação e das ações de conscientização e fiscalização.

Foto: Divulgação

Para ter acesso ao botão é necessário baixar a versão mais atualizada do aplicativo nos dispositivos móveis. O aplicativo já conta com o botão para denunciar o não uso de máscaras no Transcol, uma vez que é obrigatório o uso para os passageiros e colaboradores do sistema.

Além disso, o Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa); reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais; retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação.

Também foi feito o superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação; recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis; marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool em gel e máscaras para os trabalhadores do sistema; e distribuição de máscaras para passageiros nos terminais.