Geral

Aplicativo SimSimi causa polêmica por conteúdo impróprio para crianças

O SimSimi é uma aplicação de inteligência artificial que simula uma conversa entre o usuário e um personagem virtual

Aplicativo SimSimi causa polêmica por conteúdo impróprio para crianças
App tem divide opiniões na internet

Um aplicativo está causando muita preocupação em mães e pais brasileiros. Trata-se do SimSimi, aplicação de inteligência artificial que simula uma conversa entre o usuário e um personagem virtual. Contudo, há relatos de que o aplicativo expõe crianças a conteúdo inadequado.

Na descrição do aplicativo, o desenvolvedor promete que o personagem diz coisas lógicas e adequadas à conversa que lê. “Pode entreter-se escrevendo todo o tipo de coisas idióticas e lendo as suas reações, que ocasionalmente o surpreenderão e certamente o farão sorrir. O SimSimi é uma daquelas divertidas apps que pode baixar para passar o tempo, dado que o seu principal propósito é diversão sem sentido”, diz a descrição.

Porém, o relato de uma mãe sobre a experiência de sua filha Julia tem se espalhado por redes sociais. Leia a mensagem compartilhada:

“Mães, peguei a Julinha mexendo no celular assim q entrei no quarto dela e ela imediatamente tentou me esconder… Então, ela baixou um app chamado SimSimi. Esse app é como se fosse um amigo virtual, daí a criança vai interagindo com esse tal amigo, até que chega uma hora em que ele se diz o demônio e que vai matar a criança e toda sua família… Fui olhar nos comentários do app e fiquei horrorizada, muitas crianças baixando, muitas falando que é legal pois se sentem sozinhas e que ele é uma amigo legal. Outras falam muito mal do app… A Julinha está chorando muito, dizendo que vão vir matar a gente… Consegui contornar, porque trabalho no Ministério Público, na área criminal, e ela sabe que lá fazemos prisões. Então disse para ela que falei com minha chefe e que ela já mandou prender… Mães, olhem os tablets, celulares dos nossos pequenos, tomei um susto danado… Se puderem espelhem isso para todas as pessoas que vocês conhecem que têm crianças. Enfim, que susto, mas agora ficarei mais atenta ainda!”.

Um banco de dados, que é utilizado aleatoriamente, armazena o conteúdo das conversas que é criado pelos próprios usuários do aplicativo. Em uma das funcionalidades, é possível escrever uma pergunta e, ao mesmo tempo, inserir a resposta que seria correta. O conteúdo inserido nessa função é adicionado à memória do app, que passa a utilizá-lo nos chats – que são automatizados.

No Google Play, plataforma para celulares que utilizam o sistema Android, o SimSimi teve mais de 50 milhões de downloads. Apesar de vários comentários negativos, a maioria das avaliações é positiva e resulta em uma avaliação de 4,3 estrelas na plataforma. Ainda no Google Play o app possui classificação de 16 anos, pois pode ter conteúdo com “violência, conteúdo sexual e drogas”.

“Recebi uma mensagem falando mal desse app, então resolvi baixar. Ele é bem pesado para crianças. Fala besteira, palavrão, sobre sexo. Você escolhe se pode ou não falar palavrão, mas lógico que as crianças vão escolher falar. Não recomendo”, disse um usuário sem se identificar.

Já uma outra, que avaliou o aplicativo com 5 estrelas, diz que o aplicativo é inofensivo. “Instalei o programa achando que era polêmico e tal. Muito bobinho, bom para passar o tempo, não tem nada de diabólico. É você quem conduz a conversa, seja amável e ele será, seja tosco e ele será, o programa reage ao que você diz pra ele. Desaconselhável para crianças bobas e adultos chatos”, avalia.

Com informações de O Estado de S.Paulo.