Nesta quarta-feira (20), as fortes chuvas que caem sobre o Espírito Santo completam uma semana. A Defesa Civil Estadual monitora principalmente os pontos onde há risco de deslizamento de terra, inundações e rompimentos de barragens. Estes três são considerados os fatores de maior risco, principalmente os deslizamentos, porque, além de destruírem estradas e imóveis, são eventos rápidos, que na maioria das vezes não permitem que a população saia de casa a tempo de evitar o pior. Quanto às barragens, muitas delas são ilegais e estão fora do monitoramento da Defesa Civil.
Confira a cobertura completa no caderno especial Chuvas no Espírito Santo!
Em Marechal Floriano, a barragem que se rompeu está sendo constantemente bombeada, porque o local que permitiria a vazão natural da água está entupido. Outras duas barragens particulares, que ficam na comunidade de Três Pontes, em Santa Leopoldina, foram vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros. Em uma delas o problema já foi resolvido.
Já a outra barragem, na tarde desta quarta-feira, as Defesas Civil Municipal e Estadual estiveram na comunidade de Três Pontes, para realizar a vistoria, onde foi constatada a necessidade de uma manutenção preventiva e controle de nível da estrutura. Embora a área da barragem não esteja próxima as casas, por medida de segurança, as famílias foram orientadas a buscar abrigo na casa de parentes ou o abrigo oferecido pela Prefeitura Municipal.
Situação de emergência
Vários municípios já sentiram os prejuízos por causa da chuva na última semana. Seis deles decretaram situação de emergência: Alegre, Cariacica, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Viana.
Grande Vitória
Na Grande Vitória, Viana é o município mais afetado. Além das inundações nas regiões ribeirinhas, os deslizamentos de encostas já tiraram muita gente de dentro de casa.
Na Serra, nesta quarta-feira, parte de uma casa no bairro Eldorado desabou. Porão, piso e teto foram abaixo, mas ninguém ficou ferido. A Defesa Civil também interditou um prédio no bairro Nova Carapina. Segundo a prefeitura, os moradores estão assistidos.
Em Vitória, um alerta de risco de deslizamentos foi emitido para 11 bairros. Ao todo, são 25 áreas de risco, onde vivem mais de 6,6 mil pessoas. Já em Cariacica, a prefeitura informa que já atendeu 237 chamados desde o início das chuvas na semana passada, e segue monitorando áreas críticas, limpando ruas e realizando reparos emergenciais. Nesta quarta-feira, na rua Joana D’Arc, no bairro Boa Sorte, um barranco cedeu e o muro de uma casa caiu.
Na cidade de Vila Velha, parte de uma pedra, com cerca de 70 toneladas, se desprendeu e atingiu uma casa no morro Boa Vista, em São Torquato. A situação foi na noite de terça-feira (19) e a Defesa Civil do município fez uma nova vistoria no local, interditando parte do imóvel. Ainda assim, a família permanece no local. Vizinhos chegaram a ouvir o barulho provocado pela movimentação da pedra.
Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória / Record TV!