A partir das 17 horas desta segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros suspendeu, temporariamente, a Campanha de arrecadação de água mineral para os municípios afetados pela lama de rejeitos que atingiu o Rio Doce devido à ruptura das barragens com resíduos de mineração em Mariana, Minas Gerais.
O motivo da suspensão é por várias outras ações bem sucedidas em andamento para o fornecimento de água para a população, entre elas a distribuição e abastecimento de 52 reservatórios, onde cada morador recebe cerca de 50 litros de água por dia, além de toda a água mineral doada que já está na cidade.
A Campanha
A Campanha de doação de água mineral, lançada no dia 08 de novembro pelo Governo Estado, apoiado pelo Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, foi uma ação de caráter emergencial, em virtude das primeiras notícias que indicavam a chegada da lama de resíduos ao Espírito Santo na segunda (09) .
A ação serviu para a primeira resposta e assistência à população em caso de desabastecimento de água nos municípios de Baixo Guandu e Colatina, até que tivéssemos uma noção real de seus impactos e outras medidas também fossem adotadas.
O planejamento das ações foi elaborado com a instalação do Sistema de Comando de Operações (SCO) nos municípios de Colatina e Baixo Guandu e, colocadas em prática, garantiram a manutenção do abastecimento emergencial, com participação conjunta os governos estadual e municipal. O SCO permanecerá nos dois municípios até a normalidade da situação nestes municípios.As doações de água vindas de vários pontos de recolhimento do Estado e contou com grande participação da população.
O Corpo de Bombeiros Militar e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e o 38º Batalhão de Infantaria, em Colatina, têm tido a responsabilidade de coordenar a distribuição da água mineral recebida das doações.
Doações no jogo entre o Fluminense e Avaí
No último domingo (22) foram arrecadados 20mil litros de água durante este jogo que ocorreu no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
A ação teve participação de 46 escoteiros e bombeiros que estavam de serviço no dia e os caminhões já foram para Colatina.
Bombeiros em Colatina
Diariamente, 20 bombeiros militares apoiam as ações de distribuição de água potável em Colatina. O objetivo é reforçar a atividade que está sendo realizada pelo 38º Batalhão de Infantaria para que a água dos 52 reservatórios seja distribuída de forma segura e igualitária à população.