Geral

Após banho de moradora pelada, prefeitura propõe ação às pessoas de rua

Segundo a prefeitura de Vila Velha, o levantamento mais recente, realizado em abril, pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, aponta que na cidade há 203 pessoas em situação de rua

Após banho de moradora pelada, prefeitura propõe ação às pessoas de rua
Foi na última quinta-feira (1), que uma moradora de rua resolveu usar o chafariz da principal praça do bairro Coqueiral de Itaparica para tomar banho completamente nua Foto: Reprodução Facebook

Após uma moradora de rua usar o chafariz da Praça de Coqueiral de Itaparica para tomar banho pelada, a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) propôs a criação de um plano de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e diversas denominações cristãs do município, voltada ao atendimento às pessoas em situação de rua localizadas na cidade.

Segundo a prefeitura, o levantamento mais recente, realizado em abril, pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), aponta que em Vila Velha há 203 pessoas em situação de rua. Cento e vinte líderes religiosos que atuam na cidade participaram do evento.

“Na quinta-feira (1) fiz uma visita ao Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop, localizado no bairro Divino Espírito Santo. A situação é preocupante. Vamos intensificar nossas ações para modificar a vida dessas pessoas e precisamos do apoio das lideranças religiosas, das igrejas. Mas, devemos fazer isso de forma coordenada. Não queremos perpetuar esta situação. Nosso objetivo é apresentar soluções definitivas”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Pereira Simões Lima, participou do encontro e também propõe uma parceria com empresários e comerciantes de Vila Velha.  “A solução para este drama social passa pela capacitação e geração de empregos. Criar oportunidades para as pessoas em situação de rua é devolver a dignidade a elas”, declarou Ana Cláudia. 

Banho nua

Foi na última quinta-feira (1), que uma moradora de rua resolveu usar o chafariz da principal praça do bairro Coqueiral de Itaparica para tomar banho completamente nua. A ação da mulher causou revolta entre moradores da região.

Segundo o biólogo Marcos Gustavo Marujo, no momento em que a mulher tirou as roupas e decidiu se banhar no chafariz, haviam várias famílias no local. “Ela simplesmente arrancou toda a roupa do corpo e foi tomar banho ali. A praça sempre tem a presença de muitas crianças, famílias e clientes de comércios da região”, afirma.

Marcos Marujo expôs o ocorrido em seu perfil no Facebook e disse que há um problema recorrente entre moradores e moradores de rua da região. “Há um excesso de moradores de rua no bairro. Não vemos ação da prefeitura com carros de abordagem. Principalmente durante a madrugada, não se vê efetivo da Guarda Municipal”, fala Marujo.

Na sexta-feira (2), por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha disse que uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi enviada nesta sexta-feira (2) ao local. Ainda de acordo com a prefeitura, as pessoas em situação de rua serão cadastradas, orientadas e encaminhadas ao Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no bairro Divino Espírito Santo.

“Em visita realizada à unidade, nesta quinta-feira (01), o prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou a intensificação nos serviços de abordagem social em regiões onde há grandes concentrações de pessoas em situação de rua, como em Coqueiral de Itaparica. A Guarda Municipal participará da ação”, disse a prefeitura, na nota.