Geral

Após chuvas, clima no Espírito Santo liga alerta para a dengue

O Aedes aegypti é o responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya

Foto: Divulgação/ Governo

Por conta das fortes chuvas que atingiram boa parte do Espírito Santo recentemente, o alerta para o mosquito Aedes aegypti deve ser ligado. É que por conta da chuva, alguns locais podem ter ficado com água parada acumulada, o que contribui para a proliferação do mosquito.

O Aedes aegypti é o responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Para evitar a reprodução dele, é necessário algumas ações que podem ser feitas qualquer pessoa. Basta ficar atento aos recipientes que acumulam água, principalmente aqueles que ficam na parte externa das casas, como garrafas vazias, tampinhas, pratos de plantas, sacolas plásticas, entre outros. 

Também é necessário manter os quintais bem varridos, escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais, além de verificar se as caixas d’água estão limpas e vedadas.

Previsão do tempo
Para este fim de semana, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) indica que o tempo terá céu nublado e com chuva a qualquer momento em todas as regiões do Estado.

Na Grande Vitória, as temperaturas variam entre mínima de 22ºC e máxima de 25ºC. Já nas áreas menos elevadas da região Sul, o clima varia entre 21°C e 26°C, e nas áreas mais altas, entre 18°C e 25°C.

Na região serrana, nas áreas menos elevadas a temperatura pode chegar a 26ºC com mínima de 20ºC, e nas áreas mais altas, mínima de 17º e máxima de 23ºC.

No Norte do Estado, a mínima pode chegar a 22°C, e a temperatura máxima de 29°C. Para a região Noroeste, as áreas menos elevadas terão mínima de 23ºC e máxima de 28ºC.

Já no Nordeste do Espírito Santo, a temperatura varia entre mínima de 25ºC e máxima de 27ºC.