O problema é recorrente e um velho conhecido da população: basta chover que pontos de alagamento são registrados em vários locais de Vila Velha. Na maioria das vezes, as enchentes são resultado de bueiros entupidos e lixo acumulado e descartado, de forma irregular, nos valões da cidade.
Diante das fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias, um trabalho de limpeza foi realizado nos canais da cidade. O resultado foi mais de 37 toneladas de lixo recolhidas nos valões, incluindo móveis, animais mortos e entulhos.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Anadelso Pereira, é preciso que a população procure locais corretos para o descarte do lixo. “As pessoas jogam o lixo dentro dos canais, mas nós temos pontos para descarte disso. Temos que conscientizar as pessoas para que não façam isso, pois quando o lixo chega, atrapalha todo o sistema de bombeamento e as bombas não funcionam. Com isso a água vai para dentro das comunidades”, ressaltou.
O secretário ainda destaca que o principal prejuízo com alagamentos fica com os próprios moradores. “Vimos, no passado, muitas pessoas que perderam seus bens e móveis. Muitas dessas pessoas insistem em jogar o lixo de forma irregular. Isso trás grandes transtornos. A orientação é que as pessoas descartem o lixo no local certo”.
Apesar de não ser possível a aplicação de multas para quem descarta lixo de forma irregular, a Prefeitura de Vila Velha possui um telefone para que sejam realizadas denúncias desse tipo de situação. A população pode informar irregularidades pelo número 162.
*Com informações da repórter Polyana Martinelli, da TV Vitória/RecordTV