Depois de passar o Carnaval convivendo com os entulhos das demolições dos quiosques na Praia de Itaparica, em Vila Velha, agora os frequentadores da orla alertam para o risco à segurança de quem circula próximo a esses locais. Segundo eles, em alguns pontos os porões que serviam como depósito dos antigos quiosques ainda não foram aterrados, e ficaram buracos no lugar.
Os entulhos ainda estão sendo retirados e os locais onde havia os quiosques estão cercados, por medida de segurança. No entanto, nem todos foram aterrados ainda. O encarregado da obra que acompanhava os trabalhos nesta quinta-feira (05) disse à equipe da TV Vitória/Record TV que ainda falta compactar o terreno em 17 dos 46 quiosques demolidos.
Desses 46 pontos, apenas um não tinha porão. Nos demais, onde o aterro ainda não foi realizado, os antigos depósitos ficam completamente expostos. Banhistas, turistas e frequentadores consideram que a situação traz risco à segurança de quem circula pelo local.
“Perigoso, muito perigoso. Deviam tampar direito pelo menos. Aquela cerca não tem condição de segurar ninguém”, afirmou Adriana Maximiano, turista de Minas Gerais.
“Eu acho que a prefeitura se precipitou. Não fez um cronograma, não avisou para a comunidade e deixou à mercê da empresa”, reclamou o aposentado Almir Veronese.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que atualmente duas equipes trabalham na retirada dos porões. Ainda segundo a prefeitura, os trabalhos de aterro e recomposição da areia têm previsão de serem concluídos até o final de março.
>> Prefeitura começa a emitir licenças para construção dos novos quiosques de Itaparica
Demolição
A demolição dos quiosques na Praia de Itaparica ocorreu a partir de uma determinação da Justiça Federal. Os trabalhos começaram no ano passado, mas foram suspensos por causa da resistência dos proprietários.
Em substituição aos antigos estabelecimentos, um número menor de quiosques será construído. Serão 20 ao todo, com projeto arquitetônico padronizado. A previsão é que eles fiquem prontos até o mês de agosto.
Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV