

O risco de novos deslizamento de pedras no bairro Mangueira, em Mimoso do Sul, mantém os moradores do bairro apreensivos e em alerta. Ao todo, 34 famílias estão desalojadas e foram para casa de parentes, e outras cinco estão desabrigadas desde a última quarta-feira (14). Essas famílias estão abrigadas no Jardim de Infância ‘Corina Bicalho Guimarães’, e são assistidas pela Assistência Social do município.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Franciney Mathias de Oliveira, não há previsão de retorno para as residências. “Ainda há riscos de novos deslizamentos. A Prefeitura está estudando um projeto emergencial para o local, que tinha sido mapeado em 2009, mas por causa das chuvas, fica impossibilitada de fazer obras nesse momento”, explica.
Desde quando passou a ser mapeada, a área apresentada um nível três de deslizamento, e na última semana passou para o nível quatro. “Toda a área está isolada. Nesse local onde houve o maior deslizamento, toda a área era coberta por vegetação, então, estamos em risco, pois pode acontecer nas áreas próximas”, continua.
Segundo Franciney, na última quinta-feira (15), a prefeita Flávia Cysne decretou situação de emergência por causa dos deslizamentos. “Estamos apreensivos, pois temos previsão de chuva e temos cerca de 100 famílias nessa área, e outras talvez também tenham que deixar suas casas”, conta.
Ajuda às vítimas
As famílias conseguiram tirar de dentro das residências o que não foi atingido pelo deslizamentos, e os moradores da cidade estão mobilizados para ajudar os desabrigados. No último sábado (17), sensibilizados com as famílias, o 34 ES Grupo de Escoteiro de Mimoso do Sul, realizou uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e material de limpeza.
Todo o material arrecadado foi entregue à Secretaria de Ação Social do município, para que fosse doado às famílias que tiveram que deixar suas casas por causa do deslizamento de pedras. “As famílias sempre precisam de doação e os moradores estão ajudando”, completa Franciney.