Geral

Após dia de caos no trânsito, secretário de Transportes afirma que não haverá nova interdição

Fábio Damasceno afirmou, durante coletiva na manhã desta quarta-feira (23), que esta etapa da desocupação do terreno estava autorizada para o fim de semana, mas teve que ser antecipada

Após dia de caos no trânsito, secretário de Transportes afirma que não haverá nova interdição
Objetivo é melhorar o acesso dos caminhões ao Porto de Vitória e a chegada à Segunda Ponte Foto: Divulgação

Depois de uma manhã de verdadeiro caos no trânsito da Grande Vitória, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, disse que não há previsão de novas interdições para os próximos dias. Ele explicou que esta etapa da desocupação do terreno estava autorizada para o fim de semana, mas teve que ser antecipada.

Veja a galeria de fotos do Projeto do Portal do Príncipe. Clique aqui.

“Estava prevista para começar no fim de semana a demolição. Começamos no dia de ontem (22) a limpeza da área onde tinham quatro casas, para chegar no fim de semana e estar tudo limpo para só derrubar o prédio. Quando fizemos essa demolição das casas, devido a precariedade da estrutura, verificou-se que estava comprometida com a demolição da casa. Então, junto com a Defesa Civil da prefeitura, nós assumimos realmente isso de fazer no dia de hoje, o mais rápido possível”.

O secretário também esclareceu que não há previsão de novas interdições. “Realmente causou um pouco de transtorno para toda a população. Depois de hoje, isso está concluído e acabamos efetivamente essa etapa. Novas interdições não vão ocorrer, já que temos uma fase de obra muito grande na parte de desapropriação porque o viaduto e o alargamento são feitos na parte que foi desapropriada e não na pista existente”.

A Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que foram demolidos 12 prédios de um total de 14. Os dois restantes ainda estão em processo de desapropriação na justiça, mas não impedem a continuação dos trabalhos. A limpeza da área já foi iniciada e a empresa que executará a obra do Portal do Príncipe já possui a ordem de serviço para dar prosseguimento nos trabalhos de topografia, canteiro e montagem de cronograma.

Portal do Príncipe

O Complexo Portal do Príncipe prevê que o motorista, ao chegar à Capital pela Segunda Ponte, terá duas pistas a mais nesse sentido. O motorista poderá seguir pela Avenida Elias Miguel, que passará a ter quatro pistas; ou por uma via marginal, de duas pistas, para acessar o porto ou a Ilha do Príncipe. Com isso, o fluxo de entrada e saída dos caminhões do Porto de Vitória vai passar a ser de 24 horas.

Mais de R$ 14 milhões foram aplicados para realizar a desapropriação de 14 imóveis. Haverá ainda uma segunda etapa de intervenção no Complexo Viário a partir de 2016, com a implantação do novo Fórum de Vitória na região e do sistema BRT.

Fim da interdição e trânsito liberado

Após a conclusão da demolição de um prédio abandonado, no bairro Ilha do Príncipe, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (23), a Avenida Alexandre Buaiz foi liberada pela Guarda Municipal de Trânsito da Capital por volta das 14 horas. Até o início da tarde desta quarta-feira (23), o trânsito continuava complicado na região.
O tráfego ficou complicado e o congestionamento foi da Capital até Cariacica, pela BR-262. O trânsito complicou a vida dos capixabas que saiam de casa e se atrasaram para o trabalho e compromissos.