Agentes de combate a endemias e servidores que atuam no Controle de Animais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizam nestas quinta (23) e sexta-feiras (24), uma ação de bloqueio contra o vírus da raiva animal, vacinando cães e gatos, em Jardim Camburi, em Vitória.
Ao todo, 17 duplas visitarão casas e apartamentos do bairro para imunizar os animais. A ação é preventiva e será desenvolvida após ter sido coletado um morcego na região com vírus positivo para raiva.
O objetivo é cobrir um raio de 500 metros do local onde foi encontrado o animal morto (na calçada em frente à Igreja Batista, na rua Italinea Pereira Motta) e recolhido por um agente de endemias.
“Como verificamos a circulação do vírus da raiva em morcegos nessa área de Jardim Camburi, orientamos que seja reforçada a imunidade dos cães e gatos, vacinando-os junto ao serviço de saúde pública municipal”, afirmou a coordenadora técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Clara Scarpati Alvarenga.
Segundo ela, a medida segue o recomendado pela Regional de Saúde de Vitória, considerando que o município possui cobertura vacinal no limite do orientado pelo Ministério da Saúde, com destaque para a baixa cobertura nos bairros da região continental. “Há pessoas que acham desnecessário vacinar animal que vive dentro de casa”.
Raiva
Clara Scarpati ressalta que a raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhaduras e lambeduras.
“É importante que os moradores recebam os agentes, que estão uniformizados e portando crachás, para a realização da vacinação. Mesmo animais que já receberam a vacina na campanha de vacinação antirrábica passada ou em clínica particular serão imunizados”, destacou.
Cuidados
Durante a ação, os agentes farão busca ativa de casos de agressão por morcegos na área de foco. Já a equipe de Educação em Saúde Ambiental estará, até a próxima semana, agendando palestras e fornecendo orientações junto a escolas, creches, associações de moradores e igrejas, a fim de divulgar informações sobre o risco do contato e orientações sobre como proceder nessas situações.
Orientações
Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal – por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia -, não toque no animal e ligue imediatamente para o Fala Vitória 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realize o recolhimento.