Após 22 dias de espera, Ademir Machado, de 67 anos conseguiu realizar a cirurgia cardíaca, para desobstrução de duas artérias. A cirurgia estava marcada para o dia 26 de novembro, mas foi cancelada por falta de sangue no Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes).
O procedimento precisava ser realizado com urgência, pois Ademir tinha 90% de obstrução em uma artéria coronariana e 80% em outra. A situação ficou ainda mais delicada quando o idoso sofreu um infarto, no mês de setembro.
Familiares informaram que o hospital fez contato com o idoso na última semana. Ademir foi internado no último domingo (16) e a cirurgia foi realizada na última segunda-feira (17). O idoso agora se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, segundo familiares, já está consciente.
Como doar sangue?
Para doar é muito simples: o interessado precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação só pode ser feita até os 60 anos. Além disso, o voluntário precisa comparecer com um documento original com foto para realizar um cadastro.