Geral

Após fim da greve, coleta do lixo ainda não foi normalizada na Grande Vitória

Paralisação dos garis e coletores de lixo chegou ao fim nesta quarta-feira (24), mas durante todo o dia havia uma grande quantidade de resíduos acumulada pelas ruas

Foto: Reprodução/TV Vitória

A greve dos garis e dos coletores de lixo chegou ao fim na Grande Vitória na manhã desta quarta-feira (24), mas uma grande quantidade de lixo ainda podia ser notada pelas ruas dos municípios. O serviço de coleta ainda não foi normalizado.

Em Vitória, a situação estava particularmente ruim em bairros como Bento Ferreira, Ilha do Príncipe, São Pedro e no Centro, onde uma grande quantidade de resíduos podia ser vista espalhada pelas ruas. 

A situação chamou a atenção de moradores e de pessoas que passavam pelas redondezas, que questionavam quando a coleta de lixo seria normalizada na Grande Vitória.

De acordo com Leandro Amorim,  secretário Central de Serviços de Vitória, a expectativa é de que o recolhimento seja normalizado até o fim de semana na Capital. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! 

“Nós estaremos trabalhando todos os dias da semana, sábado, domingo, exatamente para normalizar o mais rápido possível. Nossa expectativa é que até o fim de semana nós estejamos com toda a área de Vitória limpa e com essa situação normalizada”, disse.  

Segundo ele, somente nesta quarta-feira mais de 500 toneladas de lixo foram retiradas das ruas de Vitória e que este processo deve ser continuado nos próximos dias. 

Ele afirma também que uma grande quantidade de lixo continua nas ruas por conta das fortes chuvas do último domingo (21). 

“Somente na noite de terça-feira (22) até a manhã de quarta-feira foram recolhidos 238 toneladas de resíduos. Finalizando o dia, chegamos a 500 toneladas somente nesta quarta-feira. Todas as nossas equipes estão fazendo, além da coleta do resíduo domiciliar, também varrição, limpeza dos bueiros, nós tivemos uma chuva muito forte no último domingo, então também tivemos algumas consequências relacionadas a essa chuva, que estamos fazendo toda a limpeza para minimizar transtornos e consequências”.

O que dizem as outras prefeituras

Foto: Reprodução/TV Vitória

Por conta da greve, que afetou também as cidades de Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari, também é possível notar muito lixo acumulado pelas ruas de todos estes municípios. 

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, o serviço de coleta já retornou na cidade na última terça-feira e todo o lixo deve ser recolhido até esta quinta-feira (25). 

“A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que as equipes de limpeza urbana retornaram ao trabalho ontem à noite e que todo material será recolhido. Solicita ainda a compreensão da população até a normalização da coleta em toda a cidade”, afirmou a prefeitura por nota. 

Também por nota, a Prefeitura da Serra informou que o serviço foi retomado com o fim da greve e que as equipes trabalham para normalizar a situação no município. 

“A Secretaria Municipal de Serviços (Sese) informa que a greve acabou e o recolhimento de lixo na cidade voltou ao normal na manhã desta quarta-feira (24). As equipes estão atuando para que as demandas de coleta se normalizem o mais rápido possível.”

A Prefeitura de Guarapari relatou que desde segunda-feira (22) uma força-tarefa foi organizada na cidade para realizar a limpeza enquanto a greve ainda estava em curso na região. 

Com o fim da paralisação, os serviços de limpeza foram retomados na cidade ainda na última terça-feira (23). 

A Prefeitura de Cariacica relatou que mais de 200 toneladas. Assim que a situação se normalizar, as equipes irão trabalhar para resolver os transtornos o mais rápido possível.

Moradores reclamam de lixo nas ruas

Foto: Reprodução/TV Vitória

O lixo espalhado nas ruas incomodou alguns moradores de Vitória, que se mostraram receosos de uma piora no cenário. É o caso da influenciadora digital Cat Bonfim. 

“Vai chegar uma hora, se não resolver logo, vai ficar difícil até para a gente andar, fora o mau cheiro, junta mosca, a tendência é piorar.”

O serralheiro Heleno Mariano, morador do bairro Santo Antônio, afirmou que a porta da casa em que ele mora amanheceu cheia de lixo, o que causou transtornos. 

“É um transtorno para todo mundo, não tem como botar lixo para a rua, porque vai botar e vai ficar aqui entulhado mais lixo ainda”

Leia Também: Após teto desabar, funcionários de supermercado vão trabalhar em outras lojas