Apenas um dos 19 adolescentes que fugiram do Complexo da Unidade de Internação Provisória I (Unip), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Cariacica, na manhã desta segunda-feira (9), foi recapturado. A informação foi confirmada pelo diretor de ações estratégicas do Iases, Jeremias dos Santos, na noite desta segunda.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Socioeducativos do Espírito Santo (Sinases), Bruno Dalpiero, por volta de 11 horas, começou um motim em uma moradia dos quatro blocos da Unip I. Nesse motim, houve um princípio de confusão e um agente socioeducativo chegou a ser feito refém. Nesse momento, os adolescentes aproveitaram para fugir, pulando o muro e seguindo pela rodovia José Sette para o matagal próximo ao entorno do complexo.
“Três agentes ficaram feridos. Um foi atingido com uma barra de ferro na cabeça, outro no rosto. Esses dois foram levados para o hospital São Lucas. O terceiro agente ferido teve escoriações leves. É importante ressaltar que essa unidade tem capacidade para 60 internos, mas tem atualmente 72. Além disso, os agentes não trabalham com equipamentos de segurança. Não há possibilidade de intervenção em caso de rebelião”, disse o presidente do sindicato.
Ainda segundo Dalpiero, a Unip I conta com 12 agentes socioeducativos de plantão, mas deveria ter, no mínimo, 25.
Já o Iases afirma que o local foi montado para receber 60 adolescente, mas o número de 72 internos não configura superlotação. Jeremias dos Santos afirmou ainda que a serra utilizada pelos adolescentes na fuga não foi encontrada.