Após uma grávida de 6 meses ser atingida na cabeça por um pedaço de concreto que se desprendeu de um poste, na orla da Praia de Itaparica, em Vila Velha, uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) faz vistorias técnicas no local na manhã desta segunda-feira (4).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A ação, determinada pelo presidente do Conselho, engenheiro Jorge Silva, tem como objetivo verificar o estado de conservação dos postes e indicar à Prefeitura de Vila Velha, por meio de um relatório técnico, os apontamentos levantados e possíveis necessidades de intervenção.
A equipe de reportagem da TV Vitória/Record esteve no local e conversou com engenheiro civil e gerente de fiscalização do Crea-ES, Leonardo Leal. Segundo ele, todos os postes da região serão fiscalizados pela equipe.
“Nós vamos começar no local em que aconteceu o problema, que foi o desplacamento de concreto em um poste e depois vamos rodar a orla toda fazendo vistoria em cada um. Existe a atmosfera marinha, que são íons cloreto presentes no mar, então no momento em que se faz o poste, precisa tomar muito cuidado se existe algum ninho de concretagem, porque é onde eles penetram. Também tem a cobertura do aço, que deveria ser de 4 centímetros, e nós vamos apurar”, explicou ele.
Apesar de a vida útil de um poste ser de 50 anos, o engenheiro explica que é necessário uma manutenção frequente, principalmente por conta da maresia presente na orla.
“Vamos fazer um relatório técnico para a EDP, para a Prefeitura de Vila Velha de cada poste, explicando todos os problemas e solicitando que se faça a manutenção deles para que fatos como esse não aconteçam mais”, concluiu.
Mulher foi atingida na cabeça
O pedaço do poste se desprendeu e caiu em cima da mulher na manhã de domingo (03). Nas imagens registradas por um circuito de segurança na orla, é possível ver que ela e o marido caminhavam pelo local no momento do acidente.
Em determinado momento, eles param para observar o mar e, de repente, a mulher é atingida e cai.
Após o acidente, ela foi levada para um hospital de Vitória, onde passou por exames, foi medicada e liberada. Depois, no entanto, ela se sentiu mal e precisou ser levada para um hospital particular.
Apesar da gravidade do acidente, ela não teve nenhum tipo de complicação na gravidez, mas relatou que as pernas estavam doendo e dormentes.
A reportagem procurou a EDP, concessionária de energia elétrica, e a Prefeitura de Vila Velha. Em nota, a EDP disse que foi acionada durante a tarde e identificou que se trata de um poste de iluminação pública.
“A manutenção de postes de iluminação pública é de responsabilidade dos municípios”, disse a concessionária.
A Prefeitura de Vila Velha, por sua vez, lamentou o ocorrido e disse que vai prestar assistência à vítima.
Segundo a prefeitura, uma equipe técnica fará uma vistoria no local para substituir a estrutura. Disse ainda que a empresa prestadora de serviço de iluminação pública será notificada para apontar as causas do desprendimento do fragmento.
Em 2023, cerca de 20 postes já foram substituídos devido a corrosão da maresia e ação do tempo em Vila Velha, de acordo com a gestão municipal.
Com informações da TV Vitória/Record TV.