A forte chuva que atingiu parte do Espírito Santo na noite de domingo (21) causou muitos transtornos em diversos bairros. No Terminal de Itaparica, em Vila Velha parte da lona que cobre o local cedeu durante o temporal.
Por conta do problema, as atividades foram canceladas em duas plataformas das linhas 585 e 593 durante a noite. Nesta segunda-feira (22), no entanto, os ônibus já circulam normalmente pelo local.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Pessoas que estavam no terminal flagraram o momento exato em que a água acumula e, instantes depois, a lona cede, formando uma ‘cachoeira’ perto de uma das plataformas. Veja abaixo!
Problemas na cobertura desde a construção
Essa não é a primeira vez que a cobertura do Terminal de Itaparica é danificada. Há exatamente um ano, em janeiro de 2023, parte da estrutura também cedeu após uma forte chuva.
Além disso, em dezembro de 2020, a cobertura cedeu ainda durante a construção, antes mesmo das obras no terminal serem finalizadas.
Na época, o DER-ES informou que a cobertura ainda não havia sido totalmente instalada e a membrana estava sendo tensionada, ou seja, nos pontos em que ainda não “tensionou” poderia acontecer isso.
Terminal foi inaugurado em janeiro de 2021
Após mais de 2 anos de interdição, o terminal voltou a funcionar em janeiro de 2021. Foram investidos R$ 12,2 milhões na reconstrução do espaço, que estava fechado desde julho de 2018 por conta de problemas na estrutura do telhado.
Na ocasião, foi informado que o processo de reconstrução contou com a instalação de membranas tensionadas na cobertura da nave principal e em duas marquises para proteção dos usuários que utilizam o embarque dos coletivos.
“Esta nova cobertura apresenta maiores dimensões, com tecnologia inovadora, proporcionando uma estrutura mais leve e integrada à paisagem urbana”, informou o Governo do Estado no dia da inauguração.
O que diz a Ceturb-ES?
Em nota, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que já fez a contratação de uma empresa especializada para realizar um levantamento dos reparos que devem ser realizados na cobertura do Terminal Itaparica e a equipe da empresa já se encontra no Terminal.