Geral

Após protestos, larvas em comida da Ufes viram piada e quiz: "Que larva é você?"

Teste apareceu nas redes sociais após a publicação de um aluno e rapidamente viralizou entre a comunidade acadêmica

Foto: Reprodução / Twitter

As larvas encontradas por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) bombaram nas redes sociais mais uma vez nesta quarta-feira (11), só que desta vez em forma de quiz. Após relatarem que encontraram larvas nas marmitas, os alunos transformaram a situação em piada.

Questionando “qual larva você é?”, o teste do BuzzFeed apareceu nas redes sociais após a publicação de um aluno e rapidamente viralizou entre a comunidade acadêmica.

Em tom de brincadeira, o quiz coloca experiências vividas pelos estudantes da Ufes para serem escolhidas. Sua cor preferida, qual seu campus e até mesmo qual é o animal preferido da fauna presente na universidade são algumas das questões apresentadas.

Além disso, o teste também pede para escolher alguma situação ruim que o usuário tenha vivido para que a resposta, como professores desmarcando aulas em cima da hora, picadas de mosquito e a falta de papel higiênico nos banheiros.

Seguindo os passos necessários, o usuário poderá descobrir qual “polêmica larvinha” que apareceu nas marmitas da Ufes combina com cada um.

Relembre o caso das larvas nas marmitas da Ufes

Na última quinta-feira (05), estudantes da Ufes reencontraram larvas na comida oferecida pelo Restaurante Universitário (RU). Um aluno de Direito gravou um vídeo relatando o problema no campus de Goiabeiras, em Vitória.

No almoço da sexta-feira (06), uma estudante de Fonoaudiologia e a amiga foram surpreendidas com uma larva. A jovem relatou ao Folha Vitória que, quando abriu a marmita, ficou com receio do que iria encontrar por conta de outro caso registrado na última quinta-feira.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

“Comecei a comer, sempre olhando e abrindo a comida. O cardápio era arroz, feijão, macarrão, quiabo e quibe assado. Quando estava comendo o macarrão, olhei para a marmita e tinha uma larva em cima”, disse.

A empresa que fornece as marmitas disse que os relatos de larvas encontradas nas refeições são fatalidades e casos pontuais.

Procurada pela reportagem do Folha Vitória, a Nutrivip Alimentação explicou que investigou o ocorrido e disse que as lagartas encontradas são provenientes das berinjelas fornecidas na quinta-feira e do quiabo fornecido na sexta.

“São lagartas comuns em solanáceas e proliferam mais durante passagens climáticas. As lagartas não são nocivas à saúde, caso seja ingeridas, mas a orientação é o descarte de qualquer alimento com a incidência do inseto”, disse.

Na manhã desta segunda-feira (09), um grupo de estudantes se reuniu e realizou um protesto na Ufes. Os alunos ocuparam a reitoria em protesto por causa dos diversos casos de larvas encontradas nas marmitas servidas no RU.

Após a mobilização estudantil, a Ufes anunciou que rescindiu o contrato com a empresa fornecedora de marmitas para os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras e Maruípe.

Na tarde de segunda-feira (9), o reitor da Ufes, Paulo Vargas; o vice-reitor, Roney Pignaton; o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; e outros integrantes da Administração Central comunicaram a decisão de rescisão do contrato de marmitas aos representantes dos estudantes.

Segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), a rescisão ocorreu de modo consensual entre a Administração Central da Ufes e a empresa fornecedora.

De acordo com a Ufes, do dia 10 até o dia 20 de maio, todos os estudantes dos campi em questão e que são assistidos pelo Programa de Assistência Estudantil (Proaes-Ufes) passam a ter o direito de receber um Auxílio Alimentação Emergencial no valor de R$ 15 por dia.

A previsão é que a produção própria de refeições seja reiniciada a partir do dia 23 de maio nos restaurantes de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, com o retorno do atendimento por meio do sistema prato e bandeja (self-service).