A interdição do Terminal Itaparica, em Vila Velha, completa seis meses no próximo dia 20. Na última semana, o governo do Estado informou que uma reunião deve acontecer entre o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES) e a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop) para discutir o futuro do local.
O terminal foi interditado no dia 20 de julho do ano passado, após a divulgação de um laudo que apresentava risco para os passageiros e profissionais que atuavam no local. Na época, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), informou que a interdição preventiva visa regularizar problemas na execução do projeto original.
Com a interdição, 30 linhas que operavam no Terminal Itaparica foram realocadas para os Terminais Ibes e Vila Velha, além da Rodoviária do município. Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias.
Para os usuários do sistema Transcol, o problema se torna ainda maior quando se somam à lotação dos terminais que permanecem em atendimento, longas filas e ônibus cheios. Muitos passageiros ainda relatam que o percurso para o trabalho ou faculdade ficou maior e mais demorado.
Apesar da previsão para a realização da reunião, até o início da manhã desta segunda-feira (07), não havia uma definição de quando a mesma deve acontecer.
Com informações de Luana Damasceno, da TV Vitória.