O município de Vargem Alta foi um dos castigados com as enchentes no mês de janeiro. Foram três em datas diferentes eu afetaram a sede e o interior. Após quase um mês as ações da força-tarefa seguem para reconstruir a cidade.
Todos os moradores prejudicados já foram atendidos e nenhuma comunidade está isolada, além disso, o tráfego no interior foi normalizado. A tragédia destruiu casas, pontes, estradas e vários setores da Prefeitura. Para isso, a prefeitura segue com várias equipes de trabalho para solucionar os danos causados.
As equipes da Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social se empenharam e as famílias desalojadas e desabrigadas foram assistidas e atendidas com agilidade. A pasta ainda coordenou as doações dos donativos e segue com o cadastro do Cartão Reconstrução.
O setor de Engenharia continua com a fiscalização nas regiões destruídas. Nos locais, os técnicos vistoriam as pontes, trechos, obras públicas e casas danificadas. A Secretaria de Finanças calcula os prejuízos da tragédia para facilitar a busca de recursos junto ao Governo.
Serviços
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) reestabeleceu o sistema de abastecimento nas estações de tratamento prejudicadas. Já a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Interior recolheu os entulhos e limpou as ruas danificadas. E essas ações também continuam.
A desobstrução das estradas vicinais e acesso às comunidades do interior foi realizada por meio de uma parceria entre as secretarias de Obras e Agricultura. Todas as comunidades foram atendidas rapidamente e os atendimentos acontecem diariamente, de acordo com um cronograma.
Além disso, a Secretaria de Saúde segue imunizando a população, que manteve contato com a águas, contra a hepatite A até o fim dos estoques das vacinas. A campanha de vacinação acontece em todas as unidades de saúde do município.