Os moradores de Alegre terão menos tempo para aguardar a Carteira de Identidade. O prazo máximo para emissão e entrega do documento agora é de até 15 dias. Os serviços prestados pelo Posto de Identificação do município foram regularizados e o usuário não precisará esperar por meses até que o documento fique pronto.
O responsável pelo setor realizou um curso de capacitação das polícias Federal e Civil do Espírito Santo, para a utilização do programa de software, que interliga os dados Superintendência de Polícia Técnico-Científica ao Departamento de Identificação do Estado.
“Era necessário realizar este curso para que o aparelho de scanner específico da Polícia Técnica fosse cedido para o Posto de Alegre. Agora, o que era feito com 30 dias, leva alguns minutos para ser cadastrado no Sistema da Polícia Civil e apenas alguns dias para a emissão do documento. Vamos disponibilizar o servidor cadastrado para buscar estes documentos a cada 15 dias e diminuir a espera de quem precisa do documento”, explica o secretário de Administração de Alegre, Luis Guilherme Dutra.
Agora, com o protocolo e os dados necessários em mãos, os dados são enviados em tempo real pelo sistema específico para o serviço. Para o envio das digitais, que era o maior problema do setor, a Polícia Civil disponibilizou um equipamento de scanner especial para este tipo de trabalho.