Geral

Após relatos de mau cheiro em praias, Cesan realiza limpeza em Vila Velha

De acordo com a Cesan, um volume expressivo de lixo que estava impedindo o funcionamento do sistema de esgoto foi retirado e, em seguida, uma limpeza das ruas também foi realizada

Foto: Foto: Marcos Antônio de Souza Bandeira
Moradores relatam forte odor “de gado” em praias de Vila Velha 

Após ser acionada pela prefeitura de Vila Velha devido a uma reclamação de mau cheiro feita por moradores na tarde desta terça-feira (04), equipes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) atuaram na orla da cidade para desobstruir as redes de esgoto na região de Itapoã.

De acordo com a Cesan, um volume expressivo de lixo que estava impedindo o funcionamento do sistema de esgoto foi retirado e, em seguida, uma limpeza das ruas também foi realizada. O serviço, ainda segundo a companhia, pode gerar mau-cheiro que se dissipa após a conclusão dos trabalhos. 

“O descarte irregular de resíduos e matérias de consumo humano em vias públicas entope as redes de esgoto e as drenagens pluviais, impedindo o funcionamento correto do sistema de esgoto, gerando transtornos sociais coletivos, como o mau cheiro”, apontou a Cesan.

A Cesan e a Ambiental Vila Velha atuam em parceria com a Prefeitura do município para garantir o funcionamento dos serviços de saneamento, mas contam com o apoio da população para que não jogue lixo fora da lixeira, mantendo as praias e ruas limpas, para que os sistemas funcionem corretamente.

Entenda o caso:

Alguns moradores relataram à reportagem do Folha Vitória sobre o forte odor nas regiões próximas às praias de Itaparica e Itapoã. Segundo as testemunhas, o cheiro parecia vir do mar.

A moradora de Itaparica, Kátia Collodetti, contou que começou a sentir um cheiro “insuportável”, semelhante a de urina e fezes de gado, por volta das 11 horas desta terça-feira (04).

Segundo ela, o odor começou a diminuir no final da tarde e acredita que a mudança na direção dos ventos fortes pode ter colaborado com a diminuição do mau cheiro.

“Era insuportável. Não tem mais aquele odor. Talvez o vento tenha mudado de direção ou de intensidade. Era umas 17h30 quando o mau cheiro acabou”, relatou.

O que diz a prefeitura de Vila Velha?

De acordo com a prefeitura, ainda não foi possível afirmar o que, de fato, causou o mau cheiro. Vila Velha informou, por meio da Coordenação de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, que está apurando as possíveis causas do mau cheiro. No entanto, duas hipóteses estão sendo investigadas.

Uma das razões levantadas junto à Capitania dos Portos é de que o cheiro estivesse vindo de um navio de transporte de gado.

Segundo a prefeitura, a embarcação entrou na rota de navegação local para desembarcar um tripulante que necessitava de atendimento médico. Com isso, o vento forte desta terça-feira teria trazido o odor para a orla do município.

A prefeitura também não descarta a possibilidade do cheiro ter vindo do esgoto. A administração explicou que uma das bombas da estação de tratamento no município estaria passando por manutenção e o acúmulo de gases possa ter causado o odor.

Assim que identificado, segundo a prefeitura, os moradores serão informados pelos canais oficiais da cidade sobre o que causou o problema.