Um jovem suíço, de 20 anos, foi parar na UTI com problemas pulmonares após se masturbar. O caso publicado pelo Radiology Case Reports (RCR) mostrou que o rapaz começou a sentir fortes dores no pulmão e náusea após o ato sexual.
Segundo o artigo, o jovem deu entrada no Hospital Kantonsspital Winterthur, na Suíça, com o rosto inchado, dores no peito e falta de ar.
Após exames prévios, os médicos constataram que o paciente sofreu uma lesão pulmonar rara causada pela masturbação. De acordo com os agentes da saúde, era possível ouvir ruídos vindos do pescoço do jovem.
O rapaz contou aos médicos que começou a sentir as dores enquanto estava se masturbando deitado em sua própria cama.
Por conta da gravidade da lesão, ele foi levado para a UTI. No dia seguinte, foi transferido para o quarto. Ele recebeu alta quatro dias depois.
Diagnóstico
Após exames de raio-x do tórax, o rapaz foi diagnosticado com pneumomediastino espontâneo, uma condição rara na qual o ar escapa do pulmão do paciente e vai para outros lugares do corpo como cabeça, pescoço e peito.
A lesão no pulmão, geralmente, é causada após um esforço físico intenso e pode ser causada também por episódios de tosses, vômitos e ataques de asma. Segundo especialistas, esse é o primeiro caso a partir de um ato de masturbação.
De acordo com os pesquisadores, “a fisiopatologia do quadro pode ser explicada com um aumento abrupto da pressão intratorácica levando a hiperdistensão e ruptura da membrana alveolar e, consequentemente, vazamento de ar ao longo das bainhas dos vasos pulmonares para o tecido”.
Tabagismo, asma aguda e uso frequente de drogas podem evidenciar ainda mais o quadro de pneumomediastino. Os médicos relataram que o jovem possui um quadro de asma não manifestado há anos, porém não houve relação com o caso.
*Com informações UOL