Geral

Após três meses, entulhos de quiosques demolidos em Vila Velha continuam na orla da praia

Moradores de Itapoã e Itaparica reclamam que o restos das obras oferecem risco para que passa pelo local

Foto: Reprodução TV Vitória

A prefeitura de Vila Velha, seguindo uma determinação judicial, demoliu 43  quiosques das orlas de Itapoã e Itaparica, em fevereiro deste ano. Três meses depois dos serviços, os entulhos continuam local, situação que preocupa moradores da região.

De acordo com Antônio Soares, presidente da Associação de moradores de Itapõa, bandidos também estão aproveitando o local para praticar crimes.

“Isso aqui está um perigo. Muitos assaltos estão ocorrendo. Como à noite a iluminação não é das melhores, eles fazem suas necessidades… os moradores passam aqui e são atacados, tem a bicicleta roubada… É muito importante concluir essa obra ou pelo menos fazer a limpeza”, disse.

Segundo o município, na primeira fase serão construídos 20 quiosques. Destes, 13 já começaram as obras e já estão gerando desconforto entre os moradores. Segundo quem passa pelo local diariamente, algumas estruturas estão invadindo o calçadão da praia e atingindo parte da restinga.

Foto: Reprodução TV Vitória

“Eles estão invadindo a parte que é destinada ao deficiente visual com o tapume. Já fizemos reclamações contra a prefeitura, encaminhamos isso ao secretário e eles acharam que isso é normal. Nós não somos contra a obra, mas eu acho que o que tem que ser feito é pelo menos a segurança enquanto estão construindo”, disse Alvaro Romão Simões, morador da região.

Em nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que a responsabilidade de construção dos novos quiosques da orla da praia de Itaparica é do concessionário. O município informou que está fiscalizando todas as etapas de construção conforme determina o projeto elaborado e aprovado pelos órgãos municipais e estaduais. Disse ainda que a responsabilidade pela retirada dos entulhos das obras atuais é do concessionário.

Sobre a preocupação de invasão da calçada, a prefeitura respondeu que nesse momento, o tapume está avançando sobre o calçadão, para permitir a execução da obra. A previsão de entrega dos novos quiosques é para agosto deste ano.

* Com informações do repórter Vitor Moreno, da TV Vitória / Record TV