Geral

APP inédito para acompanhar ações de controle ambiental

Um APP, gratuito e já disponível em plataformas da play store, é o novo aliado do capixaba que deseja monitorar as ações empreendidas pela ArcelorMittal Tubarão para reduzir suas emissões.

Foto: Divulgação/ArcelorMittal Tubarão
Lançamento do App, Evoluir, na sede do Ministério Público do Espírito Santo. 

Apenas 10 dos 27 Estados brasileiros realizam medições de qualidade do ar, de acordo com pesquisa divulgada em junho deste ano pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade (ISS/SP), com informações públicas e dados obtidos pelo Ministério Público Federal (MPF).

O Espírito Santo está entre os fazem esse monitoramento. A partir destas informações é possível diagnosticar cenários e planejar ações visando à melhoria da qualidade do ar. Neste sentido, o Decreto Estadual n° 3463-R, de 16 dezembro de 2013, estabeleceu o Plano Estratégico de Qualidade do Ar – PEQAr, com o intuito de definir instrumentos, diretrizes e ações a serem realizadas visando o atendimento dos padrões de qualidade do ar, tais como inventário de fontes fixas e móveis, implantação de medidas prevista pelo Plano de Controle de Poluição Veicular – PCPV, plano de ações dos principais setores poluidores, entre outros. (fonte: https://iema.es.gov.br/teste/qualidadedoar/peqar)

Nosso Estado também tem se destacado pela ação conjunta e ininterrupta entre os vários atores envolvidos na temática. Poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e meio acadêmico estão continuamente às voltas em debates e na busca de tecnologias e soluções para a questão.

Uma das iniciativas mais recentes é da ArcelorMittal Tubarão, que acaba de lançar um aplicativo inédito no Estado. Chamada Evoluir, a ferramenta chega para garantir mais transparência às ações da empresa relacionadas ao cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), assinado juntamente ao Governo Estadual e os Ministérios Públicos estadual e Federal, em setembro de 2018.

Foto: Divulgação/ArcelorMittal Tubarão

Disponível nas plataformas da play store para celulares Android e em breve para IOS, o aplicativo conta com vídeos, documentos, fotos e relatórios de todas as atividades da empresa, tais como metas já cumpridas e as que ainda estão em aberto.

Segundo o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais, João Bosco Reis, os objetivos são gerar maior transparência ao processo e ajudar a população a acompanhar tudo o que está sendo feito, de maneira ágil e eficiente. “Todas as metas e diretrizes da empresa previstas no TCA estão expostas de maneira muito simples no aplicativo. Nele, o cidadão também poderá enviar reclamações, sugestões e dúvidas”, informou. Ele acrescentou que a empresa está trabalhando para que, em breve, os interessados possam agendar visitas às obras da usina, a partir do aplicativo, e que todo o conteúdo do Evoluir também está disponível e atualizado no site https://evoluir.arcelormittal.com.br/evoluir/.

Foto: Divulgação/ArcelorMittal Tubarão
Simulação de Wind Fence, estrutura que controla a velocidade dos ventos. 

O aplicativo foi lançado no último dia 14, na sede do Ministério Público Estadual, durante evento que contou com a presença do presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, do governador do Estado, Renato Casagrande, do procurador Geral de Justiça, Eder Pontes, do Promotor de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (CAOA), Marcelo Lemos, entre outras autoridades.

METAS E DIRETRIZES

A ArcelorMittal Tubarão está trabalhando para atender a todas as 131 metas apontadas pelo Relatório Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para cumprimento pela empresa, sendo algumas de execução imediata e outras em até cinco anos, como a aquisição de novos equipamentos e tecnologias de controle ambiental.

Clique para mais informações.