Iguaria típica da culinária brasileira, a canjica é muito consumida especialmente em épocas de festas juninas em todo o país.
Quando o assunto é culinária, a criatividade não pode faltar. Inúmeras versões de canjicas surgiram, inclusive as canjicas salgadas, com a possibilidade de agradar a todos os gostos. Além de versões salgadas, há receitas low-carb, sabor paçoca, doce de leite e muito mais!
Cinco ex-chefs de família, Gideão Reis, Claudia Marriel, Jane Gilles, Janaina Temporim e Anacarla Favalessa, aceitaram o desafio e pensaram em receitas de canjicas diferentes e criativas.
Receita de canjicão do chef Gideão Reis
Ingredientes
500g de canjica branca
1 litro de água
2 litros de leite
2 xícara de açúcar
150g de amendoim sem casca
200 ml de creme de leite fresco
15ml de conhaque de alcatrão
100g de manteiga
2 colheres de amido de milho
3 ovos
3 gemas
Modo de preparo: Um dia antes coloque a canjica de molho, cozinhe a canjica na panela de pressão por 30 a 35 minutos, com água, deixe em uma vasilha com o leite para descasar, vamos agora para o creme do chef.
Começaremos pelo creme de amendoim, torre o amendoim, coloque o açúcar no amendoim ainda no fogo e deixe derreter até chegar ao ponto de caramelos, flambe com o conhaque, e leve ao processador com um pouco de água, volte com a mistura ao fogo novamente.
Em outra panela, coloque o creme de leite fresco para ferver, enquanto isso, coloque os ovos e as gemas e o restante do açúcar em um bowl e bata com um fouet até que a mistura fique clara, acrescente o amido de milho e bata mais um pouco até tudo fica homogênico, junte o creme de amendoim ainda quente com a mistura e continue a bater:
Junte o creme de leite fresco fervente e continue a misturar bem; coloque a preparação em uma travessa e deixe esfriar um pouco.
Volte para o bowl e com auxílio da batedeira bata até fica bem cremoso, incorpore a manteiga aos poucos e misture na canjica, ufa………. que delícia.
Canjica Fake Low Carb – Janes Gilles
Ingredientes
300 ml de leite de coco (pode ser substituído por amêndoas, castanhas ou da vaca)
2 colheres de sopa de amendoim triturado (opcional)
1 colheres de coco ralado
2 duas colheres de creme de leite (opcional)
1 colher de sopa de xilitol
3 colheres de amendoim torrado
Cravo e canela a gosto.
Preparo: coloque todos os ingredientes em uma panela e leve para cozinhar. Deixe ferver por de 3 à 5 minutos ou até que libere o aroma e uma consistência cremosa. Agora é só servir.
Canjica de doce de leite e pinhão – Janaina Temporim
Ingredientes
1/2 kg de canjica branca
Água a gosto
4 paus de canela
12 cravos-da-índia
2 anis estrelado
Casca de 1/2 laranja
1000ml de leite fervido
1 e 1/2 xícara (chá) de pinhão cozido
1 xícara (chá) de amendoim torrado
200 ml de creme de leite
400 gramas de doce de leite
200 gramas de coxo ralado fresco
Preparo: Em uma panela de pressão, cozinhe a canjica na água com a canela, os cravos, o anis e a casca de laranja por 40 minutos (ou até ficar bem macia). Tire a casca de laranja, a canela e os cravos. Junte o leite fervente e o doce de leite e mexa bem com uma colher de pau. Cozinhe até ficar cremosa. Leve o pinhão em uma panela de pressão com casca e cozinhe por 30 minutos. Faça uma abertura no meio do pinhão pra facilitar a retirada da semente. Junte o pinhão já cozido, o amendoim, o coco, e deixe ferver ate atingir a consistência de desejada. Por último adicione o creme de leite em temperatura ambiente e sirva em seguida. Rende 15 porções.
Canjicão sabor churros – Anacarla Favalessa
Ingredientes
250 g de milho para canjica
2 l de água
1 vidro de leite de coco 500ml
4 xícaras de leite comum adoçado com açúcar mascavo
5 cravos da Índia
3 pauzinhos de canela
finaliza com doce de leite cremoso e canela em pó
Preparo: Coloque o milho para cozinhar na panela de pressão com a água até amolecer (+-30m), abra a panela adicione leite, açúcar, cravo, pau de canela e leite de cocô e cozinhe até ferver. Desligue acrescente o doce de leite cremoso mexa e Siva com canela.
Dica da Chef: uma pitada de sal no cozimento do milho na água inicial.
Canjica ao Mar by Claudia Marriel
Ingredientes
300g Canjica branca
300g Camarão pequeno para molho
300g Camarão rosa médio sem casca
300g Badejo em cubos pequenos
4 Tomates Italianos picados (concacê)
1 Cebola picada
1/5 maço de cebolinha picadas
1/5 maço de Coentro picado
1/5 Pimenta dedo de moça picada
2 Pimenta de cheiro picada
40g Alho poró
Quantidade a gosto de sal
Quantidade a gosto de pimenta do reino moída na hora
2 dentes de alho picados ou ralados
Quantidade a gosto de Ml de Azeite
Quantidade a gosto de Ml de Azeite de Urucum
200 Ml Leite de coco
100g Coco fresco ralado
3 Talos de coentro
Preparo: Coloque a canjica de molho por aproximadamente umas 10h, limpe muito bem todos os camarões pequenos e médios, tempere com sal e pimenta do reino e reserve-os separados;
corte o peixe em cubos pequenos e tempere com sal e pimenta do reino e reserve; coloque a canjica branca na panela de pressão, adicione sal, o alho poró e os talos de coentro e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até que fique macia, coloque os tomates em uma panela com água fervendo deixe uns minutos até que a pele esteja fácil para ser retirada (concacê);
Corte os tomates concacê (sem a pele e sem sementes), corte a cebola, cebolinha e o coentro e misture todos os temperos cortados,
Em uma panela de barro, coloque o azeite, o alho picado, não deixe dourar, coloque todos os temperos e misture bem, adicione o azeite de urucum, mexendo;
Coloque o badejo e os camarões pequenos, a pimenta de cheiro e a pimenta dedo de moça e cozinhe, assim que o peixe estiver cozido, retire apenas o peixe para que ele não desmanche os cubos, adicione a canjica cozida e misture bem, coloque o coco ralado e o leite de coco mexendo, deixe apurar um pouco o tempero e se necessário ajuste o sal, coloque os camarões médios e junte o peixe, deixe mais uns 3 minutinhos, pois o cozimento do camarão é muito rápido, desligue o fogo e coloque um pouco de coentro picado por cima.
Sugestões: Sirva em panelinhas de barro, coloque um camarão médio por cima e salpique pimenta dedo de moça se gostar mais picante!
Essa foi a minha criação de receita de canjica em versão salgada, busquei dar uma identidade capixaba, fazendo em nossa panela de barro, usando o azeite de urucum, peixe, camarão e todos os temperos que usamos em nossa moqueca capixaba.
Bom apetite!