Quando se trata de manchas, algumas são de mais difícil remoção do que outras. Uma das que causam mais preocupação nesse quesito é o famigerado risco de caneta.
As manchas de caneta são feitas geralmente de modo não proposital, por descuido em meio a rotina de trabalho e estudos. Quando o acidente acontece em tecidos e estofados, então, o desespero parece ser maior.
Por isso, o Folha Vitória conversou com especialistas no assunto, para garantir uma remoção rápida e não prejudicial aos materiais. Confira:
1. Água morna + detergente neutro
De acordo com a personal organizer capixaba Erika Mezabarba, uma dica valiosa pode ser o uso de água morna com detergente neutro. As propriedades de ambos os líquidos quando misturadas logo após o acidente, podem auxiliar na rápida remoção da mancha.
Ainda segundo a profissional, é preciso esfregar a região com a mistura e repetir o processo até que a mancha saia.
A substância também pode ser aproveitada para diversas outras atividades, como a limpeza de semijoias, lavagem de louças da cozinha, limpeza do fogão, limpeza de óculos de grau, cadarços, de tênis, além de pisos e azulejos.
Para manchas maiores ou mais antigas, uma boa aposta é o detergente branco.
2. Limão + água quente
A personal Organizer Michelle Santos disse que outra forma de remover as manchas de caneta de tecidos e estofados é utilizando água quente e limão.
“Esprema o suco do limão na mancha de caneta e depois derrame água quente em cima. A mancha sairá como mágica, depois é só lavar a peça normalmente”, afirma.
Passar a casca do limão e depois lavar com água e sabão também pode ser uma boa alternativa. A mistura serve não só para manchas de caneta, mas para manchas escuras de tinta em demais tecidos.
Para manchas em peças claras, o vinagre branco é uma ótima opção.
3. Leite morno
Outro líquido que pode ser utilizado para a remoção de manchas de caneta é o leite em temperatura morna para quente.
Para isso, basta esfregar a região com o líquido. Caso a mancha tenha sido em uma peça de roupa, deixar a peça de molho por 5 minutos em um balde com o leite.
Após esse período, o se deve fazer é lavar a área ou peça com água.
4. Álcool + algodão
Ainda segundo a opinião profissional, manchas recentes e pequenas podem também ser removidas com o auxílio de álcool e algodão.
Ao derramar um pouco de álcool em um algodão e passar na área machada, a substância retira todo resquício da caneta. O álcool também pode ser substituído por acetona ou removedor de esmalte.
*Texto da estagiária Sofia Galois, sob supervisão da editora Erika Santos.