Uma avaliação realizada pela Secretaria de Educação do Espírito Santo mostrou que o aprendizado dos alunos piorou durante a pandemia. Por conta do resultado negativo, os alunos da rede estadual receberão aulas de reforço nas disciplinas de Português e de Matemática.
Para a estudante Mariana Barcelos, de 12 anos, aprender as equações remotamente é um pouco mais complicado.
Além disso, um outro problema é a conexão da internet em casa, que vez ou outra apresenta problemas.
“Às vezes a internet cai e algumas matérias também são difíceis de entender no remoto, por exemplo a Matemática. Algum professor tenta explicar, mas você não entende muito porque são muitos números, então às vezes fica difícil entender”, contou.
O Davi Ribett, de 16 anos, destaca que aprender em sala de aula é muito mais fácil, já que além do suporte dos professores, os alunos podem ajudar uns aos outros.
“Sinto falta de ter os professores em sala de aula, tirando dúvidas na hora e até mesmo dos próprios alunos, porque o aluno em sala de aula, junto com o outro, pode conversar, se entender e ensinar um ao outro”, explica.
As questões relatadas pelos estudantes impactaram na aprendizagem entre 2020 e 2021. Na rede estadual, o prejuízo foi constatado em todas as séries da educação básica, com piora no desempenho em todas as disciplinas.
“Lamentavelmente, o resultado indica que pioramos em todas as séries e em todos os anos da Educação Básica. Não foi diferente do que aconteceu no restante do país devido à pandemia. Porém, nós, da rede do Espírito Santo, fomos o mais longe possível. As consequências da pandemia seriam maiores se não tivéssemos feito nada ou feito menos”, disse o secretário de Educação, Vitor de Angelo, durante coletiva virtual.
Os resultados foram constatados a partir de duas avaliações realizadas em março de 2020 e abril de 2021, com alunos da educação pública da rede estadual. A partir do diagnóstico negativo, o governo planeja uma série de medidas para o segundo semestre deste ano.
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Uma delas é o reforço para as disciplinas de Português e Matemática. A maneira como as aulas serão ministradas ficará a critério de cada escola. Algumas poderão optar em oferecê-las durante o horário escolar ou como atividade de contraturno.
Para o especialista em educação, Douglas Ferrari de Melo, as medidas são importantes, mas insuficientes diante o cenário desafiador que se apresenta.
“Português e Matemática acabam atendendo o que a avaliação externa pede. A gente divide disciplina por uma questão de organização didática, mas a formação é completa”, afirma o especialista.
Ele destaca que ainda é difícil medir a dimensão dos desafios que a educação vai enfrentar nos próximos anos por causa da pandemia, mas o impacto será a longo prazo.
“Primeiro é a formação humana. Segundo, é a aprendizagem de conteúdos para a sua trajetória escolar. O terceiro prejuízo é aqueles que não foram avaliados, que abandonaram, se evadiram da escola e tiveram que acompanhar as famílias na colaboração econômica”, destaca.
Alunos podem ser reprovados em 2021
Os alunos da rede estadual do Espírito Santo não terão aprovação automática em 2021, podendo ser reprovados ou aprovados conforme avaliação de desempenho ao longo do semestre.
A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Educação, Vitor de Angelo, durante coletiva no dia 13 de julho.
“Estamos trabalhando com a retenção (termo técnico para reprovação) ou promoção (aprovação) para o ano de 22. Quando juntamos os ciclos de 2020 e de 2021 criamos um regime bianual e passamos a promover ou reter no final do ciclo”, detalhou, explicando que o final do ano passado coincidiu com a metade do ciclo, impossibilitando que houvesse aprovação ou reprovação naquele período.
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