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Aquaviário: empresa apresenta projeto com capacidade de 200 pessoas, wi-fi e banheiro

Será um terminal em Cariacica, dois em Vitória, e um em Vila Velha, no Parque da Prainha

Foto: Divulgação/ Governo

Os estudos e projetos para implantação do novo aquaviário na Grande Vitória continuam. Na quinta-feira (08), uma empresa com experiência em mais de seis estados, operando transportes aquáticos e com construção de embarcações, apresentou suas projeções e demonstrou interesse em participar da concorrência que vai ser aberta pelo Governo do Estado para que o sistema de transporte aquaviário volte a funcionar, já no próximo ano.

Pelo projeto apresentado, cerca de 800 mil pessoas seriam beneficiadas com a implementação do modal aquaviário, podendo realizar o percurso entre a Praça do Papa e a Prainha levaria três minutos; entre a Praça do Papa e o Centro de Vitória, seis minutos; entre a Prainha e o Centro da capital, seis minutos; já entre o Centro e Porto de Santana, cinco minutos.

Com capacidade para até 200 passageiros, as embarcações produzidas pela empresa oferecem wi-fi, banheiros, acessibilidade, coletes salva-vidas, ar condicionado e espaços para transporte de animais de estimação e bicicletas. “De acordo com o que estabelecer o edital, poderemos construir embarcações e entregar o mais rápido possível, com o máximo de conforto e tecnologia, com a máxima eficiência energética, emitindo menos poluentes e melhorando a mobilidade urbana de toda a região”, comentou o sócio-proprietário da VJB Transporte Hidroviário e Construção Naval, Bruno Barbiero.

Com a apresentação de projeto de mais esta empresa, a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (CoinfraES) encerrou um ciclo de debates e apresentações sobre modelos de embarcação e operação de transporte aquaviário.

Aquaviário

Inicialmente serão quatro terminais para embarque e desembarque de passageiros que, inclusive, já tiveram licitação publicada para elaboração do projeto executivo desses píeres. Será um terminal em Cariacica, em Porto de Santana; dois em Vitória, sendo um no Centro da capital (em frente à Cesan) e outro na Enseada do Suá (na Praça do Papa); e um em Vila Velha, no Parque da Prainha.

Pelo projeto, os terminais serão integrados ao sistema rodoviário, bem como a ciclovias para que o cidadão possa se deslocar também no que se chama de mobilidade ativa, como bicicletas e patinetes.