O Sistema Aquaviário de transporte da Grande Vitória pode ganhar uma nova embarcação até o final do ano de 2023. A informação foi repassada pelo secretário estadual de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno.
Durante uma entrevista concedida nesta quinta-feira (28) à jornalista Patrícia Scalzer, da Rádio Jovem Pan Vitória, o secretário também afirmou que, com a chegada de novos barcos, o horário das viagens será ampliado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Vamos esperar até o final do ano para chegar mais barcos, assim que chegar mais barcos vamos fazer a ampliação dos horários. Nesse momento não conseguimos, porque temos operação de apenas um barco em cada linha”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, após a adesão de novas embarcações ao sistema, serão realizadas alterações principalmente no fim de semana. “Percebemos uma grande adesão durante esse período, onde as pessoas estão usando o modal para o lazer. É importante para promover o turismo”.
Damasceno também acrescentou que as alterações devem ser feitas principalmente na linha entre Porto de Santana x Vitória. “Essa linha demora 40 minutos e, com isso, temos viagens apenas de 2 em 2 horas”, disse.
Quais as rotas do Aquaviário?
Por enquanto, o Aquaviário terá duas rotas: uma entre Vitória e Vila Velha, e outra entre Vitória e Cariacica.
Passageiros que desejam sair de Cariacica para Vila Velha terão que seguir até a estação de Vitória, na Praça do Papa, e trocar de embarcação.
Qual o valor da passagem? Tem integração com o Transcol?
A tarifa do Aquaviário é a mesma do Transcol, atualmente R$ 4,50, sendo o sistema integrado. Ou seja, quem embarcar nos ônibus e, em seguida, utilizar o Aquaviário, pagará passagem apenas no primeiro embarque.
LEIA TAMBÉM: Alertas de tempestade, ventos e queda de temperatura para o ES; veja as cidades