Geral

Aquaviário vai ter mais uma embarcação até dezembro e ampliar horários

De acordo com o secretário Fábio Damasceno, a melhoria na oferta de viagens deve atender principalmente a linha Porto de Santana x Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Sistema Aquaviário de transporte da Grande Vitória pode ganhar uma nova embarcação até o final do ano de 2023. A informação foi repassada pelo secretário estadual de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno.

Durante uma entrevista concedida nesta quinta-feira (28) à jornalista Patrícia Scalzer, da Rádio Jovem Pan Vitória, o secretário também afirmou que, com a chegada de novos barcos, o horário das viagens será ampliado. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Vamos esperar até o final do ano para chegar mais barcos, assim que chegar mais barcos vamos fazer a ampliação dos horários. Nesse momento não conseguimos, porque temos operação de apenas um barco em cada linha”, disse. 

Ainda de acordo com o secretário, após a adesão de novas embarcações ao sistema, serão realizadas alterações principalmente no fim de semana. “Percebemos uma grande adesão durante esse período, onde as pessoas estão usando o modal para o lazer. É importante para promover o turismo”. 

Damasceno também acrescentou que as alterações devem ser feitas principalmente na linha entre Porto de Santana x Vitória. “Essa linha demora 40 minutos e, com isso, temos viagens apenas de 2 em 2 horas”, disse. 

Quais as rotas do Aquaviário?

Por enquanto, o Aquaviário terá duas rotas: uma entre Vitória e Vila Velha, e outra entre Vitória e Cariacica. 

Passageiros que desejam sair de Cariacica para Vila Velha terão que seguir até a estação de Vitória, na Praça do Papa, e trocar de embarcação.

Qual o valor da passagem? Tem integração com o Transcol?

A tarifa do Aquaviário é a mesma do Transcol, atualmente R$ 4,50, sendo o sistema integrado. Ou seja, quem embarcar nos ônibus e, em seguida, utilizar o Aquaviário, pagará passagem apenas no primeiro embarque.

LEIA TAMBÉM: Alertas de tempestade, ventos e queda de temperatura para o ES; veja as cidades

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória