O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, assinou um decreto que proíbe a abertura de padarias no município, por tempo indeterminado. Os estabelecimentos poderão continuar funcionando internamente e as vendas podem ser feitas por entregas. O documento visa combater o avanço do Coronavírus.
O decreto n.º 37.795, assinado na última segunda-feira (23), também prevê que os supermercados limitem a entrada de clientes, de acordo com a quantidade de caixas em funcionamento. A determinação é que entrem duas pessoas por quantidade de caixa disponível.
Os supermercados deverão orientar os clientes a permanecerem pelo menos um metro de distância de outros clientes e funcionários. O decreto restringe a entrada de menores de 10 anos e pessoas acima de 60 anos nos estabelecimentos. Apenas uma pessoa da família poderá entrar nos supermercados.
O transporte municipal também está suspenso no município. Já as viagens intermunicipais passam a operar com restrições, pois esse tipo de transporte somente poderá ser realizado para desembarque de moradores do município, nos locais próximos da residência do passageiro. Atividades de hotelaria também estão todas suspensas.
Outro ponto do decreto é a limitação de até dez pessoas nos funerais. “O número de pessoas nestes espaços fica limitado a dez, preferencialmente os familiares mais próximos. Grupos vulneráveis (crianças, idosos, grávidas, pessoas com doenças crônicas e imunossupressoras) e pessoas com sintomas respiratórios não devem participar. A recomendação é manter o caixão fechado para evitar contato físico com o corpo”, diz o documento.